Percepção de estudantes de Fonoaudiologia sobre a Supervisão Clínica

Autores

  • Patrícia Pupin Mandrá Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Rita Cristina Sadako Kuroishi Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Nathaly Anne de Souza Gomes
  • Matheus Francoy Alpes Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p246-254

Palavras-chave:

Estágio Clínico, Ensino, Aprendizagem, Fonoaudiologia

Resumo

Investigou-se a percepção de estagiários de um Curso de Fonoaudiologia sobre a supervisão clínica. Um instrumento dirigido com escala Likert (0-5) foi preenchido por 44 estudantes do 6º e 8º período e analisados por estatística não paramétrica. Houve maior percentual de respostas para “concordo parcialmente” (CP) ou “concordo totalmente” (CT) para a Percepção sobre a Supervisão da Prática Profissionalizante (PSPP), Percepção sobre a Função do Supervisor (PFS) e Percepção do Papel do Estagiário (PPE). No PSPP, embora predominassem respostas CT, 100% dos participantes não opinaram sobre “A supervisão fortalece o embasamento teórico e o raciocínio clínico”. No PFS, na questão identificação e discussão dos sentimentos e reações do estagiário, 43,18% para CP, seguido por 20,45% para DP. No PPE, 34,09% discordaram parcialmente que a expectativa, tensão e ansiedade influenciam negativamente o aprendizado, seguido de 25,00% para CT. Evidenciou-se importância do supervisor, estagiário e supervisão clínica, como modelo de ensino-aprendizagem para aquisição e aprimoramento de habilidades e competências necessárias para a prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Pupin Mandrá, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Docente do Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Ciências da Saúde - FMRP/USP

Rita Cristina Sadako Kuroishi, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Técnica em Laboratório do Departamento de Ciências da Saúde - FMRP/USP

Nathaly Anne de Souza Gomes

Fonoaudióloga formada pelo Departamento de Ciências da Saúde - FMRP/USP

Matheus Francoy Alpes, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Fonoaudiólogo formada pelo Departamento de Ciências da Saúde - FMRP/USP e Doutorando do Programa de Pós Graduação em Clínica Médica - FMRP/USP

Publicado

2019-07-24

Edição

Seção

Artigos