Achados audiológicos em portadores de zumbido subjetivo associado a DTM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p276-284

Palavras-chave:

Articulação Temporomandibular, Fonoaudiologia, Audição, Zumbido

Resumo

Introdução: Sintomas otológicos são frequentes em pacientes com disfunção temporomandibular, e dentre esses sintomas destaca-se a prevalência do zumbido. Na literatura destacam-se diversos estudos que comprovam essa associação, embora a avaliação audiológica e otorrinolaringológica estejam dentro dos padrões de normalidade. Apesar de muitos estudos envolvendo equipes multiprofissionais, pouco se conseguiu esclarecer a associação de sintomas auditivos e DTM. Objetivo: Investigar a saúde auditiva em portadores de zumbido associado à DTM na etapa pré-tratamentos odontológicos. Metodologia: Foram avaliados 53 pacientes das clínicas de Ortodontia e Audiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Para investigar a saúde auditiva, os participantes realizaram entrevista específica, audiometria tonal liminar convencional e altas frequências, logoaudiometria, imitanciometria e emissões otoacústicas. Resultados: O zumbido unilateral foi relatado pela maioria dos indivíduos, sendo com presença de plenitude auricular, e sem otalgia. A maioria dos sujeitos apresentou audição normal bilateralmente, seguido de perda moderada. Conclusão: Os resultados evidenciaram que a ocorrência de alterações auditivas em portadores de DTM é significativa, sendo assim, o acompanhamento audiológico deve ser indicado em portadores de DTM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karlla Cassol, Centro Universitário Assis Gurgacz Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP

Doutoranda em Fonoaudiologia na Faculdade de Odontologia de Bauru-USP. Docente em Fonoaudiologia no Centro Universitário Assis Gurgacz.

Andrea Cintra Lopes, Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP

Docente efetiva no Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP-Bauru).

Amanda Bozza, Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP

Doutoranda em Fonoaudiologia na Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP

Publicado

2019-07-24

Edição

Seção

Artigos