Processamento auditivo central em crianças com disfonia: avaliação comportamental e eletrofisiológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p308-318

Palavras-chave:

Criança, Audição, Disfonia, Testes auditivos

Resumo

Introdução: O transtorno do processamento auditivo central pode ocorrer em concomitância com outras alterações, assim como a disfonia. Objetivo: Analisar os resultados obtidos na avaliação do processamento auditivo central em crianças com disfonia. Método: Estudo comparativo e de coorte transversal, constituído por 16 crianças de oito a 11 anos reunidas em dois grupos: o Grupo Estudo composto por sete crianças com disfonia funcional ou organofuncional, e o Grupo Controle por nove crianças sem queixas e alterações vocais. Foram realizados os seguintes procedimentos: anamnese, gravação vocal, avaliação perceptivo-auditiva da voz, laringoscopia, avaliação audiológica básica, avaliação do processamento auditivo por meio de testes comportamentais e eletrofisiológicos. Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos para as etapas de atenção direcionada no teste Dicótico não verbal, etapa de humming no Padrão de frequência, limiar de detecção de gap e porcentagem de acertos no Gaps in Noise e para a latência do P300. Conclusão: A partir da análise dos resultados verificou-se que o grupo com disfonia apresentou transtorno do processamento auditivo central com alteração nas habilidades auditivas de figura-fundo para sons não verbais, ordenação e resolução temporal e latência do P300 prolongada, sugerindo também um déficit no processamento cognitivo da informação acústica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Buratti Sanches, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Programa Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação – DDHR, Faculdade de Ciências Médicas – FCM, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas (SP), Brasil.

 

Angélica Tiegs, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Curso de Fonoaudiologia, Faculdade de Ciências Médicas – FCM, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas (SP), Brasil.

 

Rebecca Maunsell, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Departamento de Oftalmo/Otorrinolaringologia, Faculdade de Ciências Médicas – FCM, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas (SP), Brasil.

 

Ana Carolina Constantini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação – DDHR, Faculdade de Ciências Médicas – FCM, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas (SP), Brasil. 

Maria Francisca Colella-Santos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação – DDHR, Faculdade de Ciências Médicas – FCM, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas (SP), Brasil. 

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos