Compreensão de textos escritos: um estudo com adolescentes surdos

Autores

  • Denise Costa Menezes
  • Tícia Cassiany Ferro Cavalcante

Palavras-chave:

Deafness, reading, education

Resumo

Tema: Surdez e Leitura. Objetivo: Estudar a compreensão textual construída por surdos, após a leitura de dois gêneros textuais distintos: (1) um conto e (2) uma notícia jornalística. Método: Participaram deste estudo 32 surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), integrantes do ensino fundamental. A compreensão do conteúdo global foi analisada através de títulos em Português atribuídos pelos participantes e a compreensão das principais idéias de cada texto, através de suas reproduções em LIBRAS. Resultados: A maioria dos estudantes demonstrou não identificar o conteúdo global e as principais idéias dos textos. Conclusão: Os resultados sugerem que os participantes encontram dificuldades na compreensão dos textos escritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Costa Menezes

Graduação plena em Fonoaudiologia (UNICAP); Mestrado em Audiologia (University of North Carolina- EUA); Doutorado em Lingüística (UFPE).

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante

Graduação plena em Fonoaudiologia (UNICAP); Doutora e mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE).

Downloads

Edição

Seção

Artigos