Análise das matrizes curriculares e dos programas das disciplinas e estágios de cursos de fonoaudiologia do estado de São Paulo

Autores

  • Edinalva N. Nascimento
  • Sandra R. Gimeniz-Paschoal

Palavras-chave:

Fonoaudiólogo, currículo, formación, salud.

Resumo

Este trabalho investigou a formação fonoaudiológica no contexto atual de saúde. Foram analisados 240 documentos de seis cursos de Fonoaudiologia do Estado de São Paulo, sendo seis matrizes curriculares e 234 programas de disciplinas e estágios. As matrizes curriculares mostraram que a teoria é concentrada nos primeiros anos do curso e os estágios, no final da graduação, o que pode dificultar uma inserção mais prolongada de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde junto à comunidade. Os programas indicaram a utilização de aulas expositivas como principal técnica de ensino, ao invés de um processo mais interativo entre professores e alunos, o que evidencia a necessidade de reflexões acerca do modelo atual de formação do fonoaudiólogo, para ampliar e otimizar as oportunidades de atuação educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edinalva N. Nascimento

Fonoaudióloga. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP- Campus de Marília-SP

Sandra R. Gimeniz-Paschoal

Sandra R. GIMENIZ-PASCHOAL: Psicóloga. Docente do Curso de Fonoaudiologia e do Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Marília-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos