Pessoas com queixa vocal à espera de atendimento: auto-avaliação vocal, índice de disfonia e qualidade de vida

Autores

  • Iára Bittante de Oliveira

Palavras-chave:

Voice, dysphonia, quality of life, voice disorders.

Resumo

Introdução: o distúrbio vocal pode ocorrer devido a um conjunto de fatores causais, sendo que cada um desses tem sua contribuição para a disfonia. Objetivo: caracterizar um perfil vocal de pessoas com queixa de problemas de voz e em espera para atendimento fonoaudiológico, quanto à autoavaliação vocal, análise perceptivo–auditiva da voz estabelecendo-se o índice de disfonia e grau de impacto na qualidade de vida. Método: foram estudadas 44 pessoas com queixa vocal, de ambos os sexos, com idade entre 19 e 80 anos, de um total de 99 pessoas, em fila de espera para atendimento em uma clínica – escola de Fonoaudiologia. Foram utilizados protocolos para: auto-avaliação de hábitos vocais, hidratação, alimentação e condições ambientais, que podem interferir na saúde vocal, análise perceptivo-auditiva, índice de disfonia (ID) e mensuração de qualidade de vida e voz (QVV), estudandose possíveis correlações. Resultados: foi observada alta prevalência de sintomas vocais, tempos de fonação reduzidos, correlação estatisticamente significante entre a autoavaliação da voz e qualidade de vida. Quanto pior o autoconceito do sujeito sobre sua voz, pior mostrou-se a qualidade de vida. Conclusão: encontrada correlação significante entre classificação global da voz, índice de disfonia e laudo otorrinolaringológico. A autoavaliação dos sujeitos que usam profissionalmente a voz mostra-se pior, de forma significante.

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Biografia do Autor

Iára Bittante de Oliveira

Doutora em Psicologia, Ciência e Profissão, pela PUC – Campinas. Professora pesquisadora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC – Campinas.

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Artigos