Avaliação subjetiva da expectativa quanto ao uso do aparelho de amplificação sonora individual: correlação com aspectos auditivos, sociais e econômicos

Autores

  • Priscila Suman
  • Wanderléia Q. Blasca
  • Deborah V. Ferrari

Palavras-chave:

audifonos, pérdida auditiva, adulto, amplificador

Resumo

Introdução: A expectativa irreal quanto aos benefícios do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) pode levar a dificuldades no processo de adaptação. A avaliação clínica, que inclui medidas com microfone sonda, ganho funcional e testes de percepção da fala, não traduz, necessariamente, uma intervenção adequada. É preciso que se conheça o que o paciente espera de sua reabilitação. Objetivo: verificar as expectativas de candidatos ao uso do AASI em um hospital público e compará-las a fatores auditivos e sociais. Material e método: O questionário Expected Consequences of Hearing Aid Ownership (ECHO), traduzido para o Português, foi aplicado em 33 adultos com deficiência auditiva neurossensorial bilateral de diferentes graus. As pontuações obtidas foram comparadas aos dados normativos do questionário ECHO e, também, foram correlacionadas a idade, grau da perda auditiva, renda familiar e escolaridade. Resultados: Para a maioria dos participante, a pontuação obtida foi próxima da máxima em todos os sub-itens do ECHO. Foram obtidos coeficientes de correlação (Spearman) fracos, porém, significativos entre o grau da perda auditiva e a sub-escala de aspectos negativos (r = 0,47) e o escore global (r = 0,38) do ECHO. Conclusão: o grau da perda auditiva pode exercer um impacto importante na expectativa dos candidatos ao uso do AASI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Suman

Fonoaudióloga, Mestranda pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Wanderléia Q. Blasca

Profa. Dra. do Depto. de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru/SP.

Deborah V. Ferrari

Profa. Dra. do Depto. de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru/SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos