A comunicação suplementar e/ou alternativa na vida de pessoas com paralisia cerebral, adultas e institucionalizadas
Palavras-chave:
Deficiência, comunicación suplementar y/o alternativa, paralisis cerebral, lenguaje, instituición.Resumo
Objetivo: compreender como os recursos utilizados na Comunicação Suplementar e/ou Alternativa podem influenciar a comunicação e a vida de duas pessoas com Paralisia Cerebral, sem fala oralmente articulada, institucionalizadas, bem como influenciar a instituição em que se encontram. Método: pesquisa exploratória utilizando estudo de caso envolvendo observação. Durante seis meses filmaramse e registraram-se por escrito sessões fonoaudiológicas com dois sujeitos, nas quais se construíram pranchas de comunicação usando o Sistema Suplementar e Alternativo de Comunicação “Picture Communication Symbols” (P.C.S.) A pesquisadora também observou a rotina da instituição, para obter dados do contexto. Resultados: o trabalho teve efeito positivo para a subjetividade dos participantes, que puderam colocar-se de forma autônoma perante os outros a partir do uso do P.C.S. A instituição reagiu estranhando e não acolhendo essa nova condição. Conclusão: embora a CSA possa ser ferramenta efetiva para ajudar os internos de uma instituição a sair de uma posição de isolamento dando-lhes voz, ela, por si só, não basta, pois há também condições políticas e ideológicas que precisam ser modificadas para que ela se torne instrumento efetivo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Marisa C. Feital da Silva, Silvia Friedman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.