Abordagens metodológicas quantitativas, qualitativas e mistas nas pesquisas em linguagem oral publicadas nos periódicos brasileiros de fonoaudiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i3e67351

Palavras-chave:

Análise Qualitativa , Análise Quantitativa, Interpretação Estatística de Dados, Linguagem

Resumo

Introdução: A temática das abordagens metodológicas quantitativas, qualitativas e mistas em pesquisas de Linguagem Oral é essencial para a compreensão do contexto em que essas pesquisas são realizadas em relação à produção de conhecimento científico no campo da Fonoaudiologia, partindo do pressuposto de que a Linguagem Oral é um fenômeno de vasta complexidade biopsicossocial. Objetivo: Investigar as ocorrências das abordagens metodológicas qualitativas, quantitativas ou mistas nas pesquisas em Linguagem Oral publicadas nos periódicos brasileiros de Fonoaudiologia. Método: Casuística: publicações nas revistas Audiology Communication Research (ACR), Revista CEFAC, Communication Disorders and Sciences (CoDAS) e Revista Distúrbios da Comunicação (DIC) entre Janeiro/2020 e Março/2024. Procedimento: 1. leitura dos títulos e resumos. 2. após a coleta, as autoras atuaram como juízes para elaboração do banco de dados; os dados coletados foram transportados para planilha Microsoft Excel® com as variáveis: título; autores; data de publicação; periódico e abordagens metodológicas. Resultados e discussão: N=129 publicações; ACR: N=24; 6 (25%) quantitativas, 15 (62,5%) qualitativas e 3 (12,5%) mistas. CEFAC: N=27; 15 (55,56%) quantitativas; 10 (37,04%) qualitativas; 2 (7,40%) mistas. CODAS: N=48; 34 (70,83%) quantitativas; 4 (8,34%) qualitativas; 10 (20,83%) mistas. DIC: N=30; 9 publicações quantitativas (30%), 16 qualitativas (53,33%), 5 (16,67%) mistas. A pesquisa quantitativa predominou nas publicações dos periódicos CEFAC e CODAS. Nos periódicos ACR e DIC predominaram estudos qualitativos. Os estudos com abordagem mista surgem com menor representatividade no período analisado. Conclusão: O estudo aponta uma diversidade metodológica significativa, com variações nas proporções de estudos quantitativos, qualitativos e mistos com predominância da abordagem quantitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Creswell JW. Mapping the developing landscape of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research. 2010; 4(3): 317-31.

Patton MQ. Enhancing the quality and credibility of qualitative analysis. Health Services Research. 1999; 34(5 Pt 2): 1189-208.

Guba EG, Lincoln YS. Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences. The Sage Handbook of Qualitative Research. 2005; 3:191-215.

Bryman A. Integrating quantitative and qualitative research: how is it done? Qualitative Research. 2006; 6(1): 97-113

Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; 2003.

Turato ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev Saúde Pública. 2005; 39(3): 507-14.

Minayo MCS. Qualitative analysis: theory, steps and reliability. Ciência & Saúde Coletiva. 2012;17(3): 621-26.

Johnson RB, Onwuegbuzie AJ. Mixed methods research: A research paradigm whose time has come. Educ Res. 2004; (7): 14-26.

Tashakkori A, Teddlie C. Major issues and controversies in the use of mixed methods in the social and behavioral sciences. Handbook of Mixed Methods in Social & Behavioral Research. 2003; 3-50.

Denzin NK. Triangulation in educational research. Educational Researcher. 1970; 2(7): 7-11.

Creswell JW, Plano Clark VL. Designing and conducting mixed methods research. Thousand Oaks: Sage Publications. 2007; 2(3): 58-88.

Azoni CAS, Lamônica DAC. Communication disorders in children: the importance of early diagnosis. Revista CEFAC. 2012; 14(4): 789-95.

Guest G, Bunce A, Johnson L. How many interviews are enough? An experiment with data saturation and variability. Field Methods. 2006;18(1): 59-82.

Sandelowski M. Combining qualitative and quantitative sampling, data collection, and analysis techniques in mixed-method studies. Res Nurs Health. 2000; 23(3): 246-55.

Yin RK. Validity and generalization in future case study evaluations. Evaluation. 2013; 19(3): 321-32.

Morse JM. Approaches to qualitative-quantitative methodological triangulation. Nurs Res. 1991; 40(2): 120-3.

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Artigos