Termos utilizados na clínica fonoaudiológica da voz: a questão dos paradigmas
Palavras-chave:
Clínica fonoaudiológica, voz, paradigmasResumo
Com base em material publicado anteriormente, que concluiu que o emprego de termos e conceitos para a avaliação perceptivo-auditiva da voz falada, na sua maioria, é convergente, esta comunicação desenvolve algumas reflexões sobre aspectos relacionados aos dois paradigmas que sustentam a clínica fonoaudiológica da voz, a saber: aquele que toma o sintoma como foco principal e aquele que considera as marcas próprias a cada sujeito articulando o orgânico, o psíquico e o social . Para organizar a discussão, escolheu-se analisar qualitativamente as convergências e divergências no uso de termos e conceitos a respeito do parâmetro TIPO DE VOZ, mostrando como autores filiados a cada um dos paradigmas explicitados empregam o mesmo conjunto de termos e conceitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Copyright (c) 2011 Grazielle Capatto de Almeida Leite, Léslie Piccolotto Ferreira, Silvia Friedman, Iara Bittante de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.