Termos utilizados na clínica fonoaudiológica da voz: a questão dos paradigmas

Autores

  • Grazielle Capatto de Almeida Leite
  • Léslie Piccolotto Ferreira
  • Silvia Friedman
  • Iara Bittante de Oliveira

Palavras-chave:

Clínica fonoaudiológica, voz, paradigmas

Resumo

Com base em material publicado anteriormente, que concluiu que o emprego de termos e conceitos para a avaliação perceptivo-auditiva da voz falada, na sua maioria, é convergente, esta comunicação desenvolve algumas reflexões sobre aspectos relacionados aos dois paradigmas que sustentam a clínica fonoaudiológica da voz, a saber: aquele que toma o sintoma como foco principal e aquele que considera as marcas próprias a cada sujeito articulando o orgânico, o psíquico e o social . Para organizar a discussão, escolheu-se analisar qualitativamente as convergências e divergências no uso de termos e conceitos a respeito do parâmetro TIPO DE VOZ, mostrando como autores filiados a cada um dos paradigmas explicitados empregam o mesmo conjunto de termos e conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Grazielle Capatto de Almeida Leite

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC/SP, Especialista em Voz pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Léslie Piccolotto Ferreira

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM; Professora Titular da Faculdade de Fonoaudiologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP; Coordenadora do Curso de Especialização em Fonoaudiologia – Voz da PUC-SP/COGEAE.

Silvia Friedman

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Fonoaudiologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP; Coordenadora do Curso de Especialização em Fonoaudiologia – Linguagem da PUC-SP/COGEAE.

Iara Bittante de Oliveira

Doutora em Psicologia Como Ciência e Profissão pela PUC – Campinas, Professora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC – Campinas.

Downloads

Edição

Seção

Comunicações