Estratégias implementadas para enfrentar as exigências vocais da sala de aula: o caso das professoras readaptadas por disfonia

Autores

  • Luciana Vianello
  • Ada A. Assunção
  • Ana C.C. Gama

Palavras-chave:

distúrbios da voz, trabalho docente, saúde do trabalhador

Resumo

Introdução: A elevada prevalência de disfonia em professores e os sintomas de adoecimento vocal têm sido objeto de estudos mundialmente. Este estudo focaliza a prática de sala de aula de professoras com histórico de disfonia e conseqüente afastamento do trabalho docente. Objetivo: O objetivo é identificar os comportamentos das professoras em situação de desvantagem relacionada à disfonia pregressa quando estão em face aos riscos para o aparelho fonador originados no ambiente de trabalho da escola. Metodologia: Esta investigação tem em sua base os pressupostos da análise ergonômica da atividade. A demanda partiu do sindicato da categoria preocupado com a prevalência de adoecimento e afastamento do trabalho. Os sujeitos foram selecionados intencionalmente. O modo operatório das professoras foi estudado segundo o tipo de estratégia vocal e de sua finalidade no contexto analisado. Resultados: Identificaram-se dois tipos de estratégias utilizadas segundo o tipo de ajuste vocal específico implementado em sala de aula: autoproteção e hipersolicitação vocal. As duas estratégias ocorreram tanto em tarefas letivas principais - situações em que o uso da voz foi utilizado como instrumento didático de ensino – quanto em tarefas concorrentes – situações nas quais a voz demarcou interrupções de conteúdo letivo por qualquer motivo inerente ao contexto escolar ou não se configuraram como prática normativa do ensino curricular. Considerações Finais: O professor que adoeceu a voz é capaz de aplicar dinâmicas próprias para modificar o modo operatório considerado de risco para a saúde vocal. Os elementos identificados podem contribuir para a formulação de políticas de promoção da saúde vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Vianello

Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade FUMEC (Fundação Mineira de Educação e Cultura).

Ada A. Assunção

Doutora em Ergonomia pela École Pratique Des Hautes Études. Professora adjunto do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do CNPq.

Ana C.C. Gama

Doutora em Ciências Dos Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos