Potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com desvio fonológico

Autores

  • Karina P. Advíncula
  • Silvana M. S. Griz
  • Ana Cláudia F. Frizzo
  • Ana Cláudia R.G. Pessoa
  • Patrícia M. A. Leite-Barros
  • Erideise Gurgel

Palavras-chave:

Desvio Fonológico, Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência, Audiologia e Linguagem

Resumo

Objetivo: Observar os componentes dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (PEALL) em crianças com desvio fonológico. Método: Entrevista com os pais, triagem audiológica, avaliação fonológica e dos PEALL em 20 crianças entre 7 e 14 anos de idade, ambos os sexos, pareadas por grupo (10 sem e 10 com desvios fonológicos). Resultado e discussão: Os valores médios da amplitude do N2 apresentaram-se estatisticamente significantes, menores no grupo com desvio fonológico, indicando que crianças portadoras de transtornos fonológicos apresentam comportamentos neurofisiológicos, relacionados à atenção auditiva, alterados em relação às crianças normais. Conclusão: O comportamento eletrofisiológico, relacionado aos aspectos neurofisiológicos da atenção auditiva, mostrou-se alterado nas crianças com desvio fonológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karina P. Advíncula

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, docente do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Integrada do Recife.

Silvana M. S. Griz

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco, professora adjunta do curso de Fonoaudiologia da UFPE.

Ana Cláudia F. Frizzo

Mestre em Neurociências pela Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade de Uberaba.

Ana Cláudia R.G. Pessoa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, docente do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Integrada do Recife.

Patrícia M. A. Leite-Barros

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, docente do curso de Fonoaudiologia da FUNESO.

Erideise Gurgel

Doutora em Otorrinolaringologia pela Universidade de São Paulo, docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Edição

Seção

Artigos