Leitura na clínica fonoaudiológica: dois lados da moeda

Autores

  • Elisabeth C. Coelho
  • Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo

Palavras-chave:

fonoterapia, leitura, linguagem

Resumo

Este estudo apresenta e discute a leitura de duas crianças com dificuldades de leitura e escrita, no contexto clínico fonoaudiológico. Apoia-se em referenciais teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), tal como fundada por Pêcheux, na França, e desenvolvida por Eni Orlandi, no Brasil. Tais fundamentos definem o seu sujeito como social e marcado ideologicamente, considerando discurso como efeito de sentidos entre locutores, ressaltando as condições de produção envolvendo, ainda, a noção de leitura como prática social e de leitor como circunscrito a condições sócio-históricas. Com base nestes construtos teóricos, e relacionando aspectos referentes ao objeto leitura vividos no ambiente familar das crianças, mostramos particularidades e singularidades que permeiam a constituição destas meninas enquanto sujeitos-leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisabeth C. Coelho

Mestre em Fonoaudiologia, Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco.

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo

Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Letras e Lingüística pela UFPB. Professora adjunta do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Edição

Seção

Artigos