Um estudo bibliométrico da produção científica: a interface entre a educação especial e a fonoaudiologia nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

Autores

  • Luciana Pizzani
  • Suzelei Faria Bello
  • Rosemary Cristina da Silva
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
  • Carlos Roberto Massao Hayashi

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, educação especial, fonoterapia

Resumo

A interdisciplinaridade compõe-se da relação de duas ou mais ciências que levam a um novo conhecimento, sendo assim, a intersecção da Educação Especial com a Fonoaudiologia torna-se relevante à medida que vislumbra um processo salutar de reflexão e avaliação do conhecimento produzido. A proposta do presente artigo implica em apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou uma análise da produção científica focada na interface entre a Educação Especial e a Fonoaudiologia por meio da análise bibliométrica. As unidades de análise constituíram-se pelas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Os registros foram selecionados por um sistema de busca utilizando as palavras chaves Educação Especial e Fonoterapia, entendida aqui como intervenção da Fonoaudiologia, pontuada no campo de descritor de assunto e foram recuperados 140 registros. O estudo bibliométrico permite ressaltar que a interface entre a Educação Especial e a Fonoterapia, ocorre com maior freqüência nos Estados Unidos do que nos países da América Latina e do Caribe. Além de outros apontamentos, a interdisciplinaridade foi observada pela multiplicidade de enfoques ocorridos ao analisar as palavras-chave, que embora demarquem que a ciência fonoaudiológica também interage com as outras ciências.

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Biografia do Autor

Luciana Pizzani

Bibliotecária da Unesp – Campus Botucatu/Rubião Junior e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlo.

Suzelei Faria Bello

Fonoaudióloga, especialista em Psicopedagogia e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Rosemary Cristina da Silva

Bibliotecária da Unesp – Campus Botucatu/ Rubião Junior e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Carlos Roberto Massao Hayashi

Prof. Dr. do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos.

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