O brincar na clínica fonoaudiológica

Autores

  • Cláudia F. Pollonio
  • Regina M. A. de C. Freire

Palavras-chave:

fonoaudiologia, linguagem, brincar, criança, psicanálise, lingüística

Resumo

O objetivo deste artigo é visitar a literatura fonoaudiológica sobre o brincar para apreender seu estatuto, sua particularidade em relação à criança e aos sintomas de linguagem, bem como sua articulação ao método clínico fonoaudiológico. O método de pesquisa adotado foi o da exploração. As primeiras publicações, assentadas sobre paradigmas advindos da Pedagogia, consideram o brincar um meio estimulante para a criança passar de um estágio primitivo de desenvolvimento a um mais complexo. Por sua vez, pesquisas emergentes a partir da aproximação aos campos da Lingüística e da Psicanálise possibilitaram outras tomadas de posição do fonoaudiólogo frente à linguagem, seu funcionamento e ao trabalho clínico. A Lingüística contribuiu com a problematização das noções de língua, fala, linguagem e outro. Já a Psicanálise instaura um campo clínico que reconhece o sujeito do inconsciente constituído na e pela linguagem e invadido pelo desejo do Outro (tesouro de significantes). Assume-se que essas áreas permitem à Fonoaudiologia estruturar um dizer específico sobre a clínica e seu funcionamento, no interior da qual se pode problematizar o brincar. Esse entendimento permite redefinir o brincar como atividade que põe em circulação o funcionamento da criança na língua, ganhando o estatuto de atividade clínica, posto que elevado à posição de técnica terapêutica. Finaliza-se afirmando que o brincar na clínica fonoaudiológica é uma atividade que propicia a emergência da linguagem e, por essa razão, permite ao outro/terapeuta manejar as produções discursivas sintomáticas da criança, atribuindo-lhes sentido, interpretação e escuta via a própria linguagem.

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Biografia do Autor

Cláudia F. Pollonio

Doutoranda em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem – LAEL/PUC-SP.

Regina M. A. de C. Freire

Doutora em Psicologia da Educação, professora titular da PUC-SP.

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