O brincar na clínica fonoaudiológica
Palavras-chave:
fonoaudiologia, linguagem, brincar, criança, psicanálise, lingüísticaResumo
O objetivo deste artigo é visitar a literatura fonoaudiológica sobre o brincar para apreender seu estatuto, sua particularidade em relação à criança e aos sintomas de linguagem, bem como sua articulação ao método clínico fonoaudiológico. O método de pesquisa adotado foi o da exploração. As primeiras publicações, assentadas sobre paradigmas advindos da Pedagogia, consideram o brincar um meio estimulante para a criança passar de um estágio primitivo de desenvolvimento a um mais complexo. Por sua vez, pesquisas emergentes a partir da aproximação aos campos da Lingüística e da Psicanálise possibilitaram outras tomadas de posição do fonoaudiólogo frente à linguagem, seu funcionamento e ao trabalho clínico. A Lingüística contribuiu com a problematização das noções de língua, fala, linguagem e outro. Já a Psicanálise instaura um campo clínico que reconhece o sujeito do inconsciente constituído na e pela linguagem e invadido pelo desejo do Outro (tesouro de significantes). Assume-se que essas áreas permitem à Fonoaudiologia estruturar um dizer específico sobre a clínica e seu funcionamento, no interior da qual se pode problematizar o brincar. Esse entendimento permite redefinir o brincar como atividade que põe em circulação o funcionamento da criança na língua, ganhando o estatuto de atividade clínica, posto que elevado à posição de técnica terapêutica. Finaliza-se afirmando que o brincar na clínica fonoaudiológica é uma atividade que propicia a emergência da linguagem e, por essa razão, permite ao outro/terapeuta manejar as produções discursivas sintomáticas da criança, atribuindo-lhes sentido, interpretação e escuta via a própria linguagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Copyright (c) 2011 Cláudia F. Pollonio, Regina M. A. de C. Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.