Relações entre voz, trabalho e saúde: percepções de professores

Autores

  • Tânia A. A. Bragion
  • Tânia R. F. Foltran
  • Regina Z. Penteado

Palavras-chave:

voz, promoção da saúde, trabalho, saúde ocupacional

Resumo

Introdução: Os aspectos do ambiente, condições e organização do trabalho na escola interferem, predispõem e determinam a saúde e a qualidade de vida docente e devem ser conhecidos e considerados nas ações educativas em saúde vocal. Objetivo: Conhecer as percepções de professores acerca das relações entre voz, saúde e trabalho e investigar mudanças em decorrência da participação em grupo de vivência de voz. Métodos: Foram sujeitos cinco dos 27 professores de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Piracicaba. Foram realizados dois Grupos Focais – pré e pós a participação dos sujeitos em grupo de vivência de voz. Os discursos foram gravados e transcritos para análise de conteúdo. Resultados: Foram identificadas as categorias 1 – docência e impactos na saúde, na qualidade do trabalho e na vida privada, com os eixos temáticos organização do trabalho (sobrecarga e relações sociais com alunos, colegas e familiares dos alunos) e ambiente de trabalho; 2 – Percepções sobre a voz e suas alterações; 3 – Cuidados com a voz, saúde vocal/higiene vocal. Conclusão: A vivência de voz possibilitou a percepção de problemas do ambiente e da organização do trabalho nas relações entre voz, trabalho e saúde; mudanças na atenção e percepção dos professores sobre a voz e ampliação dos conhecimentos e cuidados de saúde vocal.

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Biografia do Autor

Tânia A. A. Bragion

Fonoaudióloga pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP. Bolsista de Iniciação Científica FAPIC/UNIMEP.

Tânia R. F. Foltran

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP. Bolsista de Iniciação Científica FAPIC/UNIMEP.

Regina Z. Penteado

Fonoaudióloga, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSP/USP; Especialista em Linguagem pelo CFFa; Especialista em Voz pelo CFFa.; Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP.

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