Relações entre voz, trabalho e saúde: percepções de professores
Palavras-chave:
voz, promoção da saúde, trabalho, saúde ocupacionalResumo
Introdução: Os aspectos do ambiente, condições e organização do trabalho na escola interferem, predispõem e determinam a saúde e a qualidade de vida docente e devem ser conhecidos e considerados nas ações educativas em saúde vocal. Objetivo: Conhecer as percepções de professores acerca das relações entre voz, saúde e trabalho e investigar mudanças em decorrência da participação em grupo de vivência de voz. Métodos: Foram sujeitos cinco dos 27 professores de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Piracicaba. Foram realizados dois Grupos Focais – pré e pós a participação dos sujeitos em grupo de vivência de voz. Os discursos foram gravados e transcritos para análise de conteúdo. Resultados: Foram identificadas as categorias 1 – docência e impactos na saúde, na qualidade do trabalho e na vida privada, com os eixos temáticos organização do trabalho (sobrecarga e relações sociais com alunos, colegas e familiares dos alunos) e ambiente de trabalho; 2 – Percepções sobre a voz e suas alterações; 3 – Cuidados com a voz, saúde vocal/higiene vocal. Conclusão: A vivência de voz possibilitou a percepção de problemas do ambiente e da organização do trabalho nas relações entre voz, trabalho e saúde; mudanças na atenção e percepção dos professores sobre a voz e ampliação dos conhecimentos e cuidados de saúde vocal.Downloads
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