Indícios do processo de apropriação da escrita versus sintomas disléxicos
Palavras-chave:
linguagem, aquisição da escrita, interação verbal, produção textual, dislexiaResumo
Este artigo, pautado em uma concepção que toma a linguagem como trabalho social e histórico, capaz de incorporar o sujeito e suas estratégias de apropriação, utilização e interpretação da escrita, objetiva investigar o que a literatura envolvida com avaliação/diagnóstico da dislexia escolar classifica como manifestações disléxicas. A investigação crítica mostra que tais manifestações não revelam um distúrbio, mas a concretização do processo de apropriação da escrita. Nessa direção, analisa dois casos de crianças rotuladas como disléxicas ou portadoras de distúrbios/dificuldades de aprendizagem. Tal análise evidencia o fato de tais crianças lançarem mão de diferentes estratégias textuais e reflexões sobre o sistema ortográfico, demonstrando suas capacidades de produzir textos com progressão referencial e tópica. Portanto, os sintomas que seriam indícios de dislexia mostram-se irrelevantes e, pelos critérios lingüísticos considerados, é possível afirmar que tais sujeitos não podem ser considerados disléxicos ou portadores de distúrbios relacionados à escrita.Downloads
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Copyright (c) 2011 Giselle Massi, Ana Cristina Guarinello, Ana Paula Berberian, Ana Paula Santana, Simone Schemberg, Claudiane H.F.A. Souza

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