Distúrbios de voz em crianças: o grupo como possibilidade de intervenção
Palavras-chave:
criança, distúrbios da voz, processos grupaisResumo
O trabalho fonoaudiológico em grupo com crianças com distúrbios vocais ainda é pouco difundido, havendo poucos estudos abordando o tema. Considera-se, no presente trabalho, a voz como parte da comunicação e meio de fundamentação lingüística da criança nas relações sociais. O objetivo do estudo é analisar o grupo como modalidade de intervenção fonoaudiológica junto a crianças com distúrbios vocais, bem como as possibilidades de atuação que ele propicia. O banco de dados da pesquisa corresponde a registros em vídeo e transcrições de um processo terapêutico com um grupo de seis crianças com alteração de voz, durante seis meses. Os resultados mostram as construções conjuntas de conhecimentos, a repercussão dos conceitos trabalhados em grupo na vida das crianças, o importante papel do terapeuta, as trocas de experiências, a dificuldade na realização de exercícios e técnicas individuais no contexto grupal e as modificações na qualidade vocal de crianças com disfonias de grau leve com o decorrer do processo. Conclui-se que o grupo é um espaço rico e promissor, importante para o desenvolvimento de noções que as crianças têm da voz e de conhecimentos sobre hábitos saudáveis, além de proporcionar modificações na qualidade vocal das crianças.Downloads
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