Estratégias de avaliação do aluno: uma análise de programas de ensino de cursos de fonoaudiologia

Autores

  • Edinalva Neves Nascimento
  • Sandra Regina Gimeniz-Paschoal

Palavras-chave:

avaliação, currículo, ensino superior, fonoaudiologia

Resumo

A avaliação é uma estratégia do sistema educacional utilizada para medir e/ou construir conhecimentos. Este trabalho teve o objetivo de verificar qual o tipo de avaliação registrado nos currículos de cursos superiores de fonoaudiologia. Foram analisados 234 programas de ensino de disciplinas e estágios de quatro agências de ensino superior do Estado de São Paulo, sendo duas públicas e duas privadas. Os resultados indicaram que a prova é a principal estratégia de avaliação registrada nos documentos, principalmente a teórica. A literatura indica que este instrumento é utilizado freqüentemente para classificar o aluno e não para avaliar os conhecimentos teóricos e práticos construídos. Desta forma, sugere-se a discussão sobre as estratégias avaliativas apresentadas nos documentos e a revisão dos programas de ensino das disciplinas e estágios, de forma a tornar a avaliação um recurso de construção do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edinalva Neves Nascimento

Fonoaudióloga. Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP Campus de Marília-SP.

Sandra Regina Gimeniz-Paschoal

Psicóloga. Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo – USP –SP, docente do Curso de Fonoaudiologia e do Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Marília-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos