O efeito do reset no sistema estomatognático de portadores de disfunção temporomandibular

Autores

  • Fernanda R. Campos
  • Patrícia V. Salles
  • Andréa R. Motta

Palavras-chave:

Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular, sistema estomatognático, terapias complementares, avaliação de resultado de intervenções terapêuticas

Resumo

Introdução: O RESET é um método simples e não invasivo de relaxamento dos músculos da mandíbula constituído de 15 etapas de energização de determinadas partes do corpo. Sua aplicação é indicada para indivíduos portadores de disfunção temporomandibular. Objetivo: Verificar os efeitos do RESET nas estruturas e funções do sistema estomatognático; nos sinais e sintomas de disfunção temporomandibular, além de investigar a manutenção dos resultados sem a aplicação continuada da técnica. Material e método: Estudo de quatro casos de adultos com diagnóstico de disfunção temporomandibular. Os participantes foram submetidos à avaliação fonoaudiológica e 10 sessões de RESET. Após cinco sessões, os participantes responderam um questionário de acompanhamento. Ao completar 10 sessões, realizou-se reavaliação. Decorridos 60 dias, submeteram-se a nova reavaliação, para verificação da manutenção dos resultados. Os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: observou-se aumento dos movimentos de abertura, protrusão e lateralização mandibular; redução dos ruídos articulares; adequação da tensão de masseter, com diminuição da dor neste músculo; redução do hábito de apertamento dentário, além de sensação de relaxamento geral. Alguns resultados foram mantidos por até dois meses sem a aplicação da técnica, especialmente o aumento da abertura máxima de boca, a diminuição da dor com conseqüente melhora das dificuldades causadas por esta e a sensação de relaxamento geral. Conclusões: Existem indícios de que o RESET seja uma terapia complementar eficaz no tratamento de disfunção temporomandibular podendo ser utilizado como técnica de relaxamento associada à terapia fonoaudiológica.

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Biografia do Autor

Fernanda R. Campos

Fonoaudióloga, Mestranda em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e do Adolescente – pela UFMG.

Patrícia V. Salles

Fonoaudióloga, Mestre em Lingüística pela UFMG, Profª Assistente da PUC Minas.

Andréa R. Motta

Fonoaudióloga, Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP, Profª Assistente. do Departamento de Fonoaudiologia da UFMG.

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