Estimando o audiograma com o uso dos Potenciais Evocados Auditivos de Estado Estável para múltiplos estímulos tonais breves

Autores

  • Gabriela R. I. Rodrigues
  • Mabel G. Almeida
  • Doris R. Lewis

Palavras-chave:

potenciais evocados auditivos, audiometria, adulto

Resumo

Objetivo: analisar as respostas dos PEAEE para estímulos tonais breves para estimar o audiograma de adultos ouvintes e compará-las com os resultados relatados na literatura para PEAEE obtidos com diferentes estímulos. Método: 20 sujeitos na faixa etária de 20 a 30 anos, com limiares auditivos entre –10 e 20 dB NA na audiometria tonal, de 250 a 8000 Hz. O equipamento utilizado foi o modelo SmartEp ASSR (IHS). Cada estímulo utilizado consistiu da combinação múltipla e simultânea de 4 tonepipes nas freqüências portadoras de 0.5, 1, 2 e 4 kHz, com modulação de aproximadamente 77, 85, 93 e 101 Hz na orelha esquerda e de 79, 87, 95 e 103 Hz na orelha direita. Resultados: Nas freqüências de 0.5, 1, 2 e 4 kHz a média e desvio padrão encontrado para os resultados dos PEAEE foram respectivamente 27 ± 9, 19 ± 7, 19 ± 8 e 21 ± 6; e a diferença média e desvio padrão encontrado entre os resultados dos PEAEE e da audiometria foram respectivamente 13 ± 8, 12 ± 7, 10 ± 7 e 12 ± 6. Conclusão: PEAEE a múltiplos estímulos tonais breves apresentaram resultados semelhantes aos obtidos utilizando outros estímulos já relatados na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela R. I. Rodrigues

Fonoaudióloga; Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Mabel G. Almeida

Fonoaudióloga; Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Doris R. Lewis

Fonoaudióloga; Doutora em Saúde Pública pela USP; Professora Titular do Programa de Pós – Graduação em Fonoaudiologia e Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP; Fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde Auditiva – Centro “Audição na Criança” – CeAC/ DERDIC/PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos