Tecnologia e inovação na fonoaudiologia
hackathon da saúde como estratégia de educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e68632Palavras-chave:
Comunicação, Educação em Saúde, TIC em Saúde, Fonoaudiologia, Difusão de InovaçõesResumo
Introdução: Dados da Organização Mundial da Saúde apontam o aumento dos riscos de perda auditiva entre adolescentes, reforçando a necessidade de ações educativas preventivas. Nesse cenário, projetos que integram tecnologias digitais e metodologias ativas, como os hackathons, mostram-se estratégias promissoras para fomentar o engajamento de jovens e promover práticas de prevenção em saúde auditiva e aprimoramento da comunicação. Objetivo: Relatar a experiência de organização do Hackathon da Saúde, Tecnologia e Comunicação, com ênfase nos processos colaborativos adotados, nos desafios enfrentados e nos resultados obtidos para a promoção de inovações em saúde. Método: Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, com caráter documental, realizado em ambiente virtual durante três dias consecutivos. Participaram graduandos de Fonoaudiologia e Design, organizados em equipes interdisciplinares, que receberam oficinas e mentorias para o desenvolvimento de soluções tecnológicas instrucionais voltadas à saúde auditiva e comunicação. Resultados: O Hackathon contou com 18 participantes distribuídos em quatro equipes, que desenvolveram jogos, quizzes e vídeos educativos utilizando ferramentas como o “Scratch Jr.” e aplicativos de edição de vídeo open source. Os projetos abordaram temas como prevenção da perda auditiva, comunicação assertiva e estratégias para superação de dificuldades comunicativas. A realização do evento remoto foi bem-sucedida, favorecendo a imersão, a cooperação entre diferentes áreas e o protagonismo estudantil. Conclusão: O Hackathon da Saúde, Tecnologia e Comunicação demonstrou a viabilidade e eficácia da realização de eventos imersivos remotos voltados à educação em saúde, evidenciando o valor das metodologias interativas e interdisciplinares na formação de estudantes da área da saúde.
Downloads
Referências
Maciel MES. Educação em saúde: conceitos e propósitos. Cogitare Enferm. 2009;14(4): 773-6. doi: 10.5380/ce. v14i4.16399.
Blasca WQ, Gomide DD, Landro ICR, Piccino MTRF, Maximino LP. Health education on speech-language pathology and audiology in public schools. Intern J Educ H. 2018; 2(1): 53-65. doi: 10.17267/2594-7907ijhe.v2i1.1924.
Borges G, Arrudas M. O que significa hackathon? São Paulo: AUSPIN - Agência USP de Inovação [homepage na internet]. 2019 [Acesso em 10 mar 2021]. Disponível em: http://www.inovacao.usp.br/o-que-significa-hackathon/
Open BSD. Hackathons [homepage na internet; atualizado em 2023; acesso em 31 jul 2021]. Disponível em: https://www.openbsd.org/hackathons.html
Aviram MH. How Palm V stole the show at JavaOne. CNN [homepage na internet]. 1999 [acesso em 31 jul 2021]. Disponível em: http://edition.cnn.com/TECH/computing/9907/26/palmv.idg/
D’Ignazio C, Hope A, Metral A, Brugh W, Raymond D, Michelson B et al. Towards a feminist Hackathon: the “Make the Breast Pump Not Suck!” Hackathon. Journal of Peer Production. 2016;8. Disponível em: http://peerproduction.net/issues/issue-8-feminism-and-unhacking-2/peer-reviewed-papers/towards-a-feminist-hackathon-the-make-the-breast-pump-not-suck/
Olson KR, Walsh M, Garg P, Steel A, Mehta S, Data S et al. Health hackathons: theatre or substance? A survey assessment of outcomes from healthcare-focused hackathons in three countries. BMJ Innov. 2017; 3: 37-44. doi: 10.1136/bmjinnov-2016-000147. PMID: 28250965
Braune K, Rojas P, Hofferbert J, Valera Sosa A, Lebedev A, Balzer F et al. Interdisciplinary online Hackathons as an approach to combat the COVID-19 pandemic: case study. J Med Internet Res. 2021; 23(2): e25283. doi: 10.2196/25283. PMID: 33497350.
Guizardi FL, Santos KF dos, Lemos ASP, Severo FMD. Maratonas hackers no Brasil com desafios no campo da Saúde. Interface (Botucatu, Online). 2018; 22(65): 447-60. doi: 10.1590/1807-57622016.1001.
Li LM, Johnson S. Hackathon as a way to raise awareness and foster innovation for stroke. Arq Neuropsiquiatr. 2015; 73(12): 1002-4. doi: 10.1590/0004-282X20150177.
Panchapakesan C, Sheldenkar A, Wimalaratne P, Wijayamuni R, Lwin MO. Developing a digital solution for dengue through Epihack: qualitative evaluation study of a five-day health Hackathon in Sri Lanka. JMIR Form Res. 2019; 3(3): e11555. doi:10.2196/11555.
Li C, Xiong Y, Sit HF, Tang W, Hall BJ, Muessig KE et al. A man who has sex with men–friendly doctor finder Hackathon in Guangzhou, China: development of a mobile health intervention to enhance health care utilization. JMIR Mhealth Uhealth. 2020; 8(2): e16030. https://doi.org/10.2196/16030.
Pathanasethpong A, Soomlek C, Morley K, Morley M, Polpinit P, Dagan A et al. Tackling regional public health issues using mobile health technology: event report of an mHealth Hackathon in Thailand. JMIR Mhealth Uhealth. 2017; 5(10): e155. doi: 10.2196/mhealth.8259.
Piccino MTRF, Oliveira JRM de, Correa CC, Blasca WQ. Hearing health studies involving distance education and presential education. Distúrb. Comunic. 2018; 30(2): 392-401. doi: 10.23925/2176-2724.2018v30i2p-392-401.
Blasca WQ, Kuchar J, Pardo-Fanton CDS, Ascencio ACS, Falsetti APM, Mondelli MFCG. A Pattern of Hearing Health Education. Rev. CEFAC. 2014;16(1): 23-30. doi: 10.1590/1982-021620141112.
World Health Organization. World hearing day 2015: make listening safe [homepage na internet]. Genebra: WHO. 2015 [Acesso em10 mar 2021]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/events/detail/2015/03/03/default-calendar/world-hearing-day-2015-make-listening-safe.
World Health Organization. WHO: 1 in 4 people projected to have hearing problems by 2050 [homepage na internet]. Genebra: WHO. 2021 [Acesso em 10 mar 2021]. Disponível em: https://www.who.int/news/item/02-03-2021-who-1-in-4-people-projected-to-have-hearing-problems-by-2050.
Blasca WQ, Picolini MM, Silva ASC, Campos K, Pinto GFR, Brasolotto AG et al. Projeto Jovem Doutor Bauru: Capacitação de estudantes do ensino médio em saúde auditiva. Rev. CEFAC. 2013; 15(6): 1407-17. doi: 10.1590/S1516-18462013005000035
Wen CL. Considerações sobre o Jovem Doutor [homepage na internet]. São Paulo. 2017 [acesso em 12 set 2019]. Disponível em: https://jovemdoutor.org.br/programa/consideracoes-sobre-o-jovem-doutor/.
Blasca WQ, Picolini MM, Silva ASC, Campos K, Pinto GFR, Brasolotto AG et al. Young doctor Bauru project: training of high school students in hearing health. Rev. CEFAC. 2013; 15(6): 1407-17. doi: 10.1590/S1516-18462013005000035.
Wen CL. Dinâmica do Jovem Doutor [homepage na internet]. São Paulo. 2019 [Acesso em 12 set 2019]. Disponível em: https://jovemdoutor.org.br/programa/dinamica-do-jovem-doutor/.
Corrêa CC, Silva RA, Barros GT, Pardo-Fanton CS, Blasca WQ. Hearing health promotion based on the dynamics of Young Doctor Project. Distúrb. Comunic. 2015; 27(2): 268-70.
Piccino MTRF. Modelo educacional interativo para adolescentes usuários de fones de ouvido [dissertação]. Bauru (SP): Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo; 2015.
Blasca WQ, Oliveira JRM, Falsetti APM, Piccino MTRF, Corrêa CC. Analysis of the social and motivational attitudes of students after training in hearing health. Audiol., Commun. Res. 2017; 22: e1750. doi: 10.1590/2317-6431-2016-1750.
World Health Organization. Launch of the World Report on Hearing [Internet]. Genebra: WHO. 2021 [Acesso em 30 jul 2021]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/events/detail/2021/03/03/default-calendar/launch-of-the-world-report-on-hearing.
Bolton WS, Ng S, Lam A, Kinch J, Parchment V, Foster WP et al. Virtual hackathon to tackle COVID-19 unmet needs. BMJ Innov. 2021; 7: 284-287. doi: 10.1136/bmjinnov-2020-000456.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Batista, S.; Gonçalvez, FG; Almeida, MJ. Educação interprofissional em saúde: fundamentos e perspectivas para a prática colaborativa. São Paulo: Hucitec, 2020.
Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação de Bacharelado em Fonoaudiologia. https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/atos-normativos/resolucoes/2018/resolucao-no-610.pdf
Resolução CFFa Nº 605, de 17 de março de 2021. Pareceres e orientações sobre formação e práticas em Fonoaudiologia. Brasília: CFFa, 2021. https://fonoaudiologia.org.br/resolucoes/resolucoes_html/CFFa_N_605_21.htm
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bianca Caseiro Antonelli, Vívian Aparecida Vespero, Pâmella de Oliveira Ladeia, Susy Nazaré Silva Ribeiro Amantini, Wanderleia Quinhoneiro Blasca, Luciana Paula Maximino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.