Aplicabilidade da resposta auditiva de estado estável em campo livre na avaliação de bebês e crianças usuárias de próteses auditivas

Autores

  • Érika C. Bucuvic
  • Maria Cecília M. Iorio
  • Adriana N. Andrade
  • Eliara P. Vieira

Palavras-chave:

resposta auditiva de estado estável, auxiliares de audição, perda auditiva

Resumo

A resposta auditiva de estado estável (RAEE) pode ser captada utilizando vários tipos de transdutores como fones supra-aurais, fones de inserção, vibrador ósseo e alto falante. A avaliação por meio de alto falante pode ser utilizada na determinação dos níveis mínimos de resposta em campo livre com e sem próteses auditivas. Objetivo: avaliar a aplicabilidade da RAEE em campo livre segundo a saída máxima do transdutor e tempo de exame. Métodos: Foram avaliadas 27 crianças com perda auditiva neurossensorial bilateral de grau moderado a profundo com faixa etária entre oito meses e 12 anos por meio da audiometria tonal e RAEE em campo livre, com e sem as próteses auditivas. Resultados: Na condição sem prótese auditiva, a presença de respostas na audiometria foi maior que na RAEE. Na condição com prótese auditiva, a presença de respostas na audiometria e na RAEE foi igual para as freqüências de 1000, 2000 e 4000 Hz. Não foi observada associação entre o tempo de exame e idade. O menor tempo médio de exame foi observado na perda auditiva de grau profundo, na condição sem prótese auditiva. Conclusões: Na condição com prótese auditiva, a presença de resposta tende a 100 % em ambos os procedimentos de avaliação nas diferentes freqüências. Não há associação entre o tempo de exame e variável idade. O tempo de exame nas crianças com perda auditiva de grau moderado e severo é maior do que no grau profundo, na condição sem prótese auditiva. Na condição com prótese auditiva, não há associação entre tempo de exame e o grau da perda auditiva.

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Biografia do Autor

Érika C. Bucuvic

Fonoaudióloga. Mestre em Ciências pelo programa de Distúrbios da Comunicação Humana – Campo Fonoaudiológico da Universidade Federal de São Paulo.

Maria Cecília M. Iorio

Maria Cecília M. Iorio. Fonoaudióloga. Livre-Docente e Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo.

Adriana N. Andrade

Adriana N. Andrade. Fonoaudióloga. Mestre em Ciências pelo programa de Distúrbios da Comunicação Humana – Campo Fonoaudiológico da Universidade Federal de São Paulo.

Eliara P. Vieira

Eliara P. Vieira – Fonoaudióloga. Mestre em Ciências pelo programa de Distúrbios da Comunicação Humana – Campo Fonoaudiológico da Universidade Federal de São Paulo.

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