Prevalence of Vocal Problems in Portuguese Primary and Secondary School Level Teachers

Autores

  • Ana P. Mendes
  • Luis Salema
  • Américo Rodrigues
  • Iolanda Conceição
  • Íris Bonança
  • Margarida Santos

Palavras-chave:

prevalência, problemas vocais, professores, portugueses

Resumo

Este estudo avalia e compara a prevalência dos problemas vocais em dois grupos: 73 professores que usam a sua voz como ferramenta profissional (grupo experimental) e 73 sujeitos que não usam, profissionalmente, a voz (grupo de controlo). Foram também identificados os fatores de risco dos problemas vocais. Foi aplicado um questionário a ambos os grupos no sentido de obter informação sobre comportamento e higiene vocais, atividade profissional e saúde geral. Os resultados estatísticos revelaram que o grupo dos professores apresentou maior prevalência de problemas vocais que o grupo controle: 52% reportaram rouquidão, 46,6% fadiga vocal e 45,2% desconforto vocal, comparados com 31,5%, 20,5% e 28,7%, respectivamente. Fatores ambientais, tais como fumo e frio, abuso vocal e patologias do trato respiratório superior, tais como constipações, laringites ou faringites foram considerados como fatores de risco dos problemas vocais dos professores (p-value < 0.05). Concluí-se que a ausência de técnica vocal no plano curricular da formação acadêmica de professores, associada às fracas condições ambientais de trabalho e à exigência vocal da atividade profissional justificam a prevalência das perturbações vocais, entre os professores.

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Biografia do Autor

Ana P. Mendes

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro.

Luis Salema

Universidade de Aveiro, Portugal

Américo Rodrigues

Universidade de Aveiro, Portugal

Iolanda Conceição

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal

Íris Bonança

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal

Margarida Santos

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal

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Artigos