Prevalence of Vocal Problems in Portuguese Primary and Secondary School Level Teachers
Palavras-chave:
prevalência, problemas vocais, professores, portuguesesResumo
Este estudo avalia e compara a prevalência dos problemas vocais em dois grupos: 73 professores que usam a sua voz como ferramenta profissional (grupo experimental) e 73 sujeitos que não usam, profissionalmente, a voz (grupo de controlo). Foram também identificados os fatores de risco dos problemas vocais. Foi aplicado um questionário a ambos os grupos no sentido de obter informação sobre comportamento e higiene vocais, atividade profissional e saúde geral. Os resultados estatísticos revelaram que o grupo dos professores apresentou maior prevalência de problemas vocais que o grupo controle: 52% reportaram rouquidão, 46,6% fadiga vocal e 45,2% desconforto vocal, comparados com 31,5%, 20,5% e 28,7%, respectivamente. Fatores ambientais, tais como fumo e frio, abuso vocal e patologias do trato respiratório superior, tais como constipações, laringites ou faringites foram considerados como fatores de risco dos problemas vocais dos professores (p-value < 0.05). Concluí-se que a ausência de técnica vocal no plano curricular da formação acadêmica de professores, associada às fracas condições ambientais de trabalho e à exigência vocal da atividade profissional justificam a prevalência das perturbações vocais, entre os professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Ana P. Mendes, Luis Salema, Américo Rodrigues, Iolanda Conceição, Íris Bonança, Margarida Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.