Formação do fonoaudiólogo: avaliação discente em supervisão clínica

Autores

  • Vera Regina V. Teixeira
  • Luiz Augusto de Paula Souza
  • Leila de A. Fantini
  • Léslie Piccolotto Ferreira

Palavras-chave:

ensino, educação superior, avaliação de desempenho

Resumo

O presente estudo teve por objetivo refletir sobre a supervisão clínica acadêmica, procurando discutir a avaliação do aluno/supervisionando. Esta reflexão se fez a partir da experiência docente na disciplina/atividade de Supervisão Clínica em Fonoaudiologia da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP. A análise busca construir subsídios para a avaliação discente em supervisão clínica acadêmica, compreendendo os parâmetros utilizados nesse processo avaliativo e compatibilizando as questões da Supervisão Clínica em Fonoaudiologia com as exigências formais da academia quanto ao desempenho discente. A metodologia utilizada apoiou-se em dois balizadores: um centrado nas memórias da experiência docente e o outro pautado pela discussão com a equipe de professores/supervisores da disciplina/atividade. Para a coleta escolheu-se a técnica do grupo focal na medida em que se trata de uma pesquisa qualitativa. A análise dos dados permitiu abordar a questão da avaliação discente numa perspectiva de processualidade em que os dilemas, os desafios e as interpelações devem ser identificados, analisados e respondidos pelos membros do grupo no setting da supervisão, não sendo passíveis de mera formalização. O compromisso que se procurou deixar claro é o de pensar e estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem que contemple o Aluno/Supervisionando como agente de seu próprio conhecimento, mas sempre por meio do diálogo com o Professor/Supervisor e o grupo de supervisão, enfatizando o ato da reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Regina V. Teixeira

Fonoaudióloga formada pela PUC-SP; Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP; Professora Assistente Mestre do Departamento de Clínica Fonoaudiológica; Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP; Professora do Curso de Especialização em Psicopedagogia da COGEAE/PUC-SP.

Luiz Augusto de Paula Souza

Fonoaudiólogo formado pela PUC-SP; Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP; Doutor em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-SP; Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia da PUC-SP (Professor da Faculdade de Fonoaudiologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia).

Leila de A. Fantini

Pedagoga formada pela PUC-Campinas; Mestranda em Fonoaudiologia pela PUC-SP, Estagiária Docente Faculdades Metrocamp.

Léslie Piccolotto Ferreira

Fonoaudióloga formada pela PUC-SP, Mestre em Lingüística Aplicada pela PUC-SP; Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM; Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia da PUCSP (Professora da Faculdade de Fonoaudiologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia); Coordenadora e docente do Curso de Especialização em Fonoaudiologia –Voz – PUC-SP/COGEAE.

Downloads

Edição

Seção

Artigos