Formação do fonoaudiólogo: avaliação discente em supervisão clínica
Palavras-chave:
ensino, educação superior, avaliação de desempenhoResumo
O presente estudo teve por objetivo refletir sobre a supervisão clínica acadêmica, procurando discutir a avaliação do aluno/supervisionando. Esta reflexão se fez a partir da experiência docente na disciplina/atividade de Supervisão Clínica em Fonoaudiologia da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP. A análise busca construir subsídios para a avaliação discente em supervisão clínica acadêmica, compreendendo os parâmetros utilizados nesse processo avaliativo e compatibilizando as questões da Supervisão Clínica em Fonoaudiologia com as exigências formais da academia quanto ao desempenho discente. A metodologia utilizada apoiou-se em dois balizadores: um centrado nas memórias da experiência docente e o outro pautado pela discussão com a equipe de professores/supervisores da disciplina/atividade. Para a coleta escolheu-se a técnica do grupo focal na medida em que se trata de uma pesquisa qualitativa. A análise dos dados permitiu abordar a questão da avaliação discente numa perspectiva de processualidade em que os dilemas, os desafios e as interpelações devem ser identificados, analisados e respondidos pelos membros do grupo no setting da supervisão, não sendo passíveis de mera formalização. O compromisso que se procurou deixar claro é o de pensar e estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem que contemple o Aluno/Supervisionando como agente de seu próprio conhecimento, mas sempre por meio do diálogo com o Professor/Supervisor e o grupo de supervisão, enfatizando o ato da reflexão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Vera Regina V. Teixeira, Luiz Augusto de Paula Souza, Leila de A. Fantini, Léslie Piccolotto Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.