Mudanças na formação em Saúde: o portfólio como prática inovadora na Graduação em Fonoaudiologia

Autores

  • Regina Y. S. Chun
  • Mariana M. Bahia

Palavras-chave:

educação, atenção à saúde, fonoaudiologia

Resumo

Este artigo aborda o portfólio como instrumento reflexivo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o incremento de metodologias ativas e a implementação de práticas processuais/qualitativas na formação em saúde voltada ao Sistema Único de Saúde - SUS. Tal prática foi implantada em uma das disciplinas do Curso de Fonoaudiologia por quatro anos consecutivos. Trata-se de proposta inovadora nesse curso e no cenário nacional. Foram analisados os portfólios da primeira turma em que a proposta foi introduzida e colhidos depoimentos desses alunos (n= 24) acerca desse processo. Os resultados mostram a contribuição do portfólio na formação como uma metodologia que propicia uma participação mais ativa dos sujeitos. A maioria pontuou impressões positivas do mesmo como instrumento reflexivo e de expressão de idéias. O portfólio se evidencia como relevante ferramenta nas práticas educativas para uma formação integral e humanizada em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Y. S. Chun

Pós-doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado Profissional Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciência Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Mariana M. Bahia

Fonoaudióloga formada pela Universidade Estadual de Campinas, aprimoranda do Programa de Aprimoramento de Fonoaudiologia em Neurologia da Faculdade de Ciência Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos