Avaliação de crianças com distúrbio do processamento auditivo antes e após terapia fonoaudiológica
Palavras-chave:
doenças auditivas centrais, estimulação acústica, terapia da linguagemResumo
A influência terapêutica no processamento auditivo pode mudar as habilidades de audição, mostrando a capacidade do sistema nervoso auditivo de ajudar no desenvolvimento da fala, principalmente no aspecto de linguagem. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o Distúrbio do Processamento Auditivo Central e a Consciência Fonológica de duas crianças sem perda auditiva, para refletir sobre o processo terapêutico nesses distúrbios. O estudo foi realizado com crianças do sexo masculino, oito e nove anos, que tem limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, porém apresentaram Distúrbio do Processamento Auditivo central. Após o diagnóstico, realizado por meio de exames de Processamento Auditivo e de Consciência Fonológica, as crianças foram submetidas à intervenção fonoaudiológica individual, com abordagem formal e informal, duas vezes por semana durante 40 minutos cada, totalizando 18 sessões. Na sequencia, os mesmos exames foram reaplicados, visando comparar as etapas pré e pós-intervenção. O resultado do participante A mostrou uma melhoria nas habilidades auditivas, encontrando-se na reavaliação redução de déficits e melhora das respostas no Protocolo de Consciência Fonológica. O participante B apresentou melhora quantitativa no processamento auditivo, no entanto, manteve os mesmos déficits e as mesmas respostas no protocolo. Os resultados apontam para a possibilidade de uma estreita relação das habilidades auditivas com o desenvolvimento cognitivo e metalingüístico, e destaca a necessidade de garantir um trabalho integrado entre fonoaudiólogos, pais e professores, com o objetivo de proporcionar melhores condições para o aprendizado.Downloads
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