Avaliação de crianças com distúrbio do processamento auditivo antes e após terapia fonoaudiológica

Autores

  • Ladyenne G. Silva
  • Maria das Graças. R. Vitório
  • José Pedrini
  • Rita M. Lopes

Palavras-chave:

doenças auditivas centrais, estimulação acústica, terapia da linguagem

Resumo

A influência terapêutica no processamento auditivo pode mudar as habilidades de audição, mostrando a capacidade do sistema nervoso auditivo de ajudar no desenvolvimento da fala, principalmente no aspecto de linguagem. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o Distúrbio do Processamento Auditivo Central e a Consciência Fonológica de duas crianças sem perda auditiva, para refletir sobre o processo terapêutico nesses distúrbios. O estudo foi realizado com crianças do sexo masculino, oito e nove anos, que tem limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, porém apresentaram Distúrbio do Processamento Auditivo central. Após o diagnóstico, realizado por meio de exames de Processamento Auditivo e de Consciência Fonológica, as crianças foram submetidas à intervenção fonoaudiológica individual, com abordagem formal e informal, duas vezes por semana durante 40 minutos cada, totalizando 18 sessões. Na sequencia, os mesmos exames foram reaplicados, visando comparar as etapas pré e pós-intervenção. O resultado do participante A mostrou uma melhoria nas habilidades auditivas, encontrando-se na reavaliação redução de déficits e melhora das respostas no Protocolo de Consciência Fonológica. O participante B apresentou melhora quantitativa no processamento auditivo, no entanto, manteve os mesmos déficits e as mesmas respostas no protocolo. Os resultados apontam para a possibilidade de uma estreita relação das habilidades auditivas com o desenvolvimento cognitivo e metalingüístico, e destaca a necessidade de garantir um trabalho integrado entre fonoaudiólogos, pais e professores, com o objetivo de proporcionar melhores condições para o aprendizado.

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Biografia do Autor

Ladyenne G. Silva

Graduada em Fonoaudiologia.

Maria das Graças. R. Vitório

Graduada em Fonoaudiologia.

José Pedrini

Fonoaudiólogo especialista em Distúrbio da Comunicação.

Rita M. Lopes

Fonoaudióloga especialista em Linguagem; Mestre em Distúrbio da Comunicação pela PUC-SP.

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Artigos