Ambientes virtuais, escrita e clínica fonoaudiológica

Autores

  • Marta C. R. Gertel
  • Cinthia V. Babler
  • Luiz A. P. Souza

Palavras-chave:

linguagem, fonoaudiologia, internet.

Resumo

O uso da escrita em ambientes virtuais, sobretudo na Web, tem sido objeto de reflexão e de polêmica, pois afeta convenções e o uso tradicional da mesma. Na literatura fonoaudiológica informática e internet, geralmente, são utilizadas como subsídios terapêuticos modernos e eficazes. Entretanto, áreas afins já fazem uso do meio digital tanto para capacitação e aprimoramento profissional, como para mediação com o outro: aluno, paciente, familiares. O objetivo desta pesquisa exploratória, realizada por meio de revisão bibliográfica e vinhetas clínicas, é discutir a efetividade do emprego da escrita virtual como dispositivo terapêutico fonoaudiológico. Aspectos éticos da relação terapeuta-paciente e o uso de novas formas da linguagem escrita no dia-adia de nossos pacientes são alguns dos pontos que merecem a atenção, discussão e reflexão por parte dos fonoaudiólogos na clínica contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta C. R. Gertel

Fonoaudióloga, Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP; Doutoranda em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP - São Paulo (SP), Brasil.

Cinthia V. Babler

Fonoaudióloga, Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP – PUC-SP – São Paulo (SP), Brasil.

Luiz A. P. Souza

Fonoaudiólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Doutor em Psicologia Clínica e Professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP – São Paulo (SP), Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Comunicações