A oficina de cozinha como dispositivo terapêutico fonoaudiológico
Palavras-chave:
transtornos de linguagem, linguagem, comportamento alimentarResumo
Introdução: Estudos recentes apontam a co-ocorrência de problemas de linguagem e de alimentação como problemas de oralidade. Isto sugere a relevância da intervenção fonoaudiológica simultaneamente com a alimentação e a linguagem, por meio de ofi cinas de cozinha. Entende-se que este dispositivo favorece a interação e, consequentemente, o diálogo. Objetivo: Apresentar o dispositivo terapêutico da “ofi cina de cozinha” e seus efeitos, por meio do estudo de três casos clínicos. Método: clínico-qualitativo, desenvolvido através de três estudos de casos clínicos. Os dados foram coletados no decorrer de seis meses do processo terapêutico que confi gurou-se da seguinte forma: três pacientes e duas fonoaudiólogas formaram um grupo de atendimento, com sessões semanais, no espaço de uma cozinha, onde os pacientes e as terapeutas escolhiam, preparavam e comiam os alimentos. O registro do material clínico foi realizado sistematicamente e por escrito. Resultados e Discussão: A ofi cina de cozinha favoreceu: 1) trânsito discursivo entre os membros do grupo, 2) organização espacial e temporal, 3) melhora nas condutas alimentares. Durante o trabalho observou-se a importância do ritual alimentar, ou seja, arrumar a mesa, preparar os alimentos, comer em parceria, tirar a mesa e lavar as louças. Tais elementos favoreceram a evolução tanto na linguagem quanto nas condutas alimentares dos sujeitos. Conclusão: No caso estudado, a ofi cina de cozinha mostrou-se efi caz como dispositivo terapêutico fonoaudiológico, ao promover efeitos positivos tanto no funcionamento da linguagem quanto das condutas alimentares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Roberta Bonfi m Pedro Bom, Fernanda Prada Machado, Maria Claudia Cunha, Ruth Ramalho Ruivo Palladino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.