Queixas fonoaudiológicas de idosos residentes em uma instituição de longa permanência

Autores

  • Silvia M. Gutierrez
  • Luciana E. Zanato
  • Paula Pelegrini
  • Renata C. Cordeiro

Palavras-chave:

saúde do idoso institucionalizado, instituição de longa permanência para idosos, voz, transtornos da audição, alimentação

Resumo

A população brasileira com idade superior a 60 anos vem crescendo de forma rápida, podendo ocorrer maior demanda pela institucionalização, devido a fatores demográfi cos, sociais e de saúde. A pesquisa busca contribuir trazendo dados importantes para a atuação fonoaudiológica em idosos institucionalizados. O objetivo do estudo foi verifi car a ocorrência de queixas fonoaudiológicas nos aspectos da fala, voz, audição e alimentação de idosos residentes em uma instituição de longa permanência. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com fontes de informação indiretas e retrospectivas, realizado em uma instituição de longa permanência para idosos, que têm o caráter de assistência fi lantrópica. Método: Foi realizado um levantamento das queixas fonoaudiológicas, a partir de 62 prontuários dos residentes, de ambos os sexos e com idades iguais e superiores a 60 anos, no período de abril a novembro de 2007. Resultados: 83% de idosos institucionalizados apresentaram queixas fonoaudiológicas, com um aumento signifi cativo com o avanço da idade, sendo mais crítica acima de 90 anos de idade quando atingem um índice de 100% com alguma queixa quanto à fala, voz, audição e/ ou alimentação. Conclusão: Idosos apresentaram uma alta ocorrência de queixas fonoaudiológicas, o que poderia justifi car uma atuação fonoaudiológica sistemática, fazendo parte da rotina de atendimento multiprofi ssional em instituições de longa permanência, assim podendo contribuir para a promoção da saúde do idoso, proporcionando uma melhor qualidade de vida para esses indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia M. Gutierrez

Fonoaudióloga. Especialização em Reabilitação Gerontológica pela Unifesp-EPM.

Luciana E. Zanato

Fonoaudióloga. Especialização em Gerontologia pela Unifesp-EPM.

Paula Pelegrini

Fonoaudióloga. Especialização em Gerontologia pela Unifesp e especialista em Motricidade Orofacial pelo CRFa/Unifesp-EPM.

Renata C. Cordeiro

Fisioterapeuta, Mestre em Reabilitação e Coordenadora do setor de Reabilitação Gerontológica do Lar Escola São Francisco – Unifesp-EPM.

Downloads

Edição

Seção

Artigos