Fonoaudiologia: inserção em instituições educacionais de Salvador

Autores

  • Ingrid B. A. Fonteles
  • Silvia Friedman
  • Nadir Haguiara-Cervellini

Palavras-chave:

fonoaudiologia, educação, escola

Resumo

Objetivo: investigar razões que sustentam o exercício das práticas fonoaudiológicas educacionais no âmbito escolar, no município de Salvador. Método: realizaram-se entrevistas dirigidas com 2 fonoaudiólogos e 2 coordenadores de escola, que foram transcritas em ortografi a regular. O discurso foi analisado por meio de categorização, com base na técnica de análise de conteúdo. Resultados: As categorias, defi nidas “a priori” pelas perguntas do entrevistador forma quatro: Como Chega à Escola; Trabalho Desenvolvido; Relação com o Fonoaudiólogo e/ou Fonoaudiologia; e Condição para Inserção. Estas permitiram perceber que 1- é preciso redimensionar o papel do fonoaudiólogo nas escolas de Salvador, tanto para os gestores como para os próprios fonoaudiólogos; 2- as ações realizadas nas escolas estão centradas, principalmente, em torno das alterações de fala e são caracterizadas pela consultoria fonoaudiológica; 3- Fonoaudiologia e Educação na capital baiana, ainda não se descobriram nas ações de baixa complexidade em saúde. Conclusão: ainda não há demanda para prevenção nem para promoção da saúde por parte da escola em Salvador. Cabe aos fonoaudiólogos re-signifi car seu papel perante a realidade educacional, a fi m de buscar inserção no espaço escolar, de modo a contribuir, junto com a escola, para a saúde em linguagem e comunicação.

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Biografia do Autor

Ingrid B. A. Fonteles

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Silvia Friedman

Doutora em Psicologia Social; Professora Titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e do Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Nadir Haguiara-Cervellini

Doutora em Psicologia Clínica; Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia da PUC-SP.

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Artigos