Programa de acompanhamento fonoaudiológico de professores de alunos deficientes auditivos que utilizam a comunicação oral

Autores

  • Eliane M. C. Delgado-Pinheiro
  • Fernanda L. Antonio
  • Ana L. Libardi
  • Marília P. Seno

Palavras-chave:

deficiência auditiva, educação, comunicação, reabilitação auditiva

Resumo

Introdução: A atuação uníssona entre professor e fonoaudiólogo poderá contribuir para que ocorram adequações no contexto escolar, possibilitando a aprendizagem de alunos deficientes auditivos, usuários de aparelho de amplificação sonora individual ou implante coclear que se comunicam oralmente (Delgado-Pinheiro, 2003). Objetivo: Caracterizar o conhecimento dos professores em relação à deficiência auditiva, analisar a interação comunicativa desses professores com o aluno com perda auditiva e realizar um programa de acompanhamento fonoaudiológico. Metodologia: Participaram deste estudo dez professores de alunos deficientes auditivos, que frequentam o ensino regular. Foram realizadas entrevistas e filmagens antes e após o programa de acompanhamento fonoaudiológico. O programa de acompanhamento realizado consistiu de reuniões mensais, com todos os participantes, durante o ano letivo. Os temas das reuniões foram apresentados por meio de debates, diálogos, recursos audiovisuais e discussões das filmagens das interações professor e aluno. Resultados: Todos os participantes, antes do programa de acompanhamento fonoaudiológico, não apresentavam conhecimentos específicos necessários para atuação com o aluno deficiente auditivo. Entretanto, após o programa a totalidade dos participantes, apresentou conhecimentos sobre perda auditiva, recursos tecnológicos, estratégias de comunicação e fatores ambientais que interferem na comunicação do professor com o aluno deficiente auditivo. Para análise das filmagens, foram organizados 19 itens que compunham as estratégias de comunicação utilizadas pelo professor. Após o programa proposto, 11 itens foram classificados como “observados”. Conclusão: O acompanhamento fonoaudiológico propiciou aos professores, tanto conhecimentos específicos sobre a deficiência auditiva, quanto à utilização de estratégias de comunicação que facilitam o diálogo com o aluno deficiente auditivo.|

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Biografia do Autor

Eliane M. C. Delgado-Pinheiro

Docente do Departamento de Fonoaudiologia/ Unesp/ Marília.

Fernanda L. Antonio

Discente do Curso de Fonoaudiologia/ Unesp/ Marília.

Ana L. Libardi

Discente do Curso de Fonoaudiologia/ Unesp/ Marília.

Marília P. Seno

Fonoaudióloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico/ Marília.

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