Análise das pesquisas de Iniciação Científica da Fonoaudiologia da PUC-SP: resgatar o passado para melhor planejar o futuro
Palavras-chave:
pesquisa, linguagem, voz, audiçãoResumo
O objetivo foi analisar as pesquisas de iniciação científica, desenvolvidas ou em desenvolvimento, no Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP, no período compreendido entre 2000 a 2008. O levantamento contou com o auxílio da secretaria da Faculdade de Fonoaudiologia, que arquiva todos os dados referentes às mesmas. Os dados dos resumos foram registrados em planilha considerando: título da pesquisa; ano; temática; faixa etária dos sujeitos envolvidos; tipo de atuação fonoaudiológica; local da ação fonoaudiológica; órgão financiador da pesquisa e número de alunos envolvidos na pesquisa. Foram encontradas 131 iniciações científicas. Desse total, o ano de 2003 registrou maior número de trabalhos desenvolvidos (19,8%); a audição foi temática pesquisada em metade das pesquisas (50,4%); e a faixa etária, que compreende a infância e a adolescência, foi a mais estudada (27,5%). Com relação ao tipo de atuação fonoaudiológica, em torno da metade preocupou-se com avaliação/diagnóstico (54,2%), e quanto ao local a clínica/instituição foi a priorizada (19,8%). Os bolsistas, geralmente em dupla (56,5%) foram financiados pela Comissão de Ensino e Pesquisa da PUC-SP (49,6%) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (50,4%). A pesquisa demonstrou o crescimento das produções científicas e a necessidade de melhor distribuição quanto às temáticas, à faixa etária e ao tipo de atuação fonoaudiológica investigada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Léslie Piccolotto Ferreira, Natalia Fernandes Nunes da Costa, Renata Bindi Fornazieri, Luisa Barzaghi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.