Análise das pesquisas de Iniciação Científica da Fonoaudiologia da PUC-SP: resgatar o passado para melhor planejar o futuro

Autores

  • Léslie Piccolotto Ferreira
  • Natalia Fernandes Nunes da Costa
  • Renata Bindi Fornazieri
  • Luisa Barzaghi

Palavras-chave:

pesquisa, linguagem, voz, audição

Resumo

O objetivo foi analisar as pesquisas de iniciação científica, desenvolvidas ou em desenvolvimento, no Curso de Fonoaudiologia da PUC-SP, no período compreendido entre 2000 a 2008. O levantamento contou com o auxílio da secretaria da Faculdade de Fonoaudiologia, que arquiva todos os dados referentes às mesmas. Os dados dos resumos foram registrados em planilha considerando: título da pesquisa; ano; temática; faixa etária dos sujeitos envolvidos; tipo de atuação fonoaudiológica; local da ação fonoaudiológica; órgão financiador da pesquisa e número de alunos envolvidos na pesquisa. Foram encontradas 131 iniciações científicas. Desse total, o ano de 2003 registrou maior número de trabalhos desenvolvidos (19,8%); a audição foi temática pesquisada em metade das pesquisas (50,4%); e a faixa etária, que compreende a infância e a adolescência, foi a mais estudada (27,5%). Com relação ao tipo de atuação fonoaudiológica, em torno da metade preocupou-se com avaliação/diagnóstico (54,2%), e quanto ao local a clínica/instituição foi a priorizada (19,8%). Os bolsistas, geralmente em dupla (56,5%) foram financiados pela Comissão de Ensino e Pesquisa da PUC-SP (49,6%) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (50,4%). A pesquisa demonstrou o crescimento das produções científicas e a necessidade de melhor distribuição quanto às temáticas, à faixa etária e ao tipo de atuação fonoaudiológica investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Léslie Piccolotto Ferreira

Fonoaudióloga; Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia da PUC-SP; Coordenadora e docente do Curso de Especialização em Fonoaudiologia –Voz – PUC-SP/COGEAE.

Natalia Fernandes Nunes da Costa

Fonoaudióloga formada pela PUC-SP, especializanda da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Renata Bindi Fornazieri

Fonoaudióloga formada pela PUC-SP, especializanda do Centro de Estudos da Voz.

Luisa Barzaghi

Fonoaudióloga; Professora Assistente-Doutor do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da PUC-SP; Fonoaudióloga da Derdic e Centro Audição na Criança – PUC/SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos