Audiometria de reforço visual em crianças de cinco a nove meses de idade: repercussões do desenvolvimento sensório motor e características individuais

Autores

  • Maria Carolina Versolatto-Cavanaugh
  • Beatriz C. A. C. Novaes
  • Maria Angelina N. S. Martinez
  • Beatriz de Castro Andrade Mendes

Palavras-chave:

técnica de audiometria de reforço visual, avaliação audiológica pediátrica, desenvolvimento sensório, motor

Resumo

Objetivo: Investigar o conjunto de relações entre o desenvolvimento sensório motor, características individuais e o desempenho na técnica de audiometria de reforço visual (VRA) na obtenção dos níveis mínimos de resposta auditiva em um grupo de treze bebês ouvintes entre cinco e nove meses de idade. Método: envolveu três procedimentos: (1) O registro de comportamentos do bebê desde sua chegada e permanência na sala de espera para o atendimento e durante as avaliações; (2) A análise minuciosa da aplicação da técnica estudada e das respostas das crianças; (3) A observação dos aspectos relativos ao desenvolvimento neuromotor e sensório-motor das crianças selecionadas. Resultados: Os resultados obtidos revelaram uma tendência de bebês mais novos levarem mais tempo para concluir a avaliação por terem sido necessários estímulos sonoros mais longos e intervalos maiores na volta à posição de linha média. Conclusão: As crianças com mais idade obtiveram menor tempo de condicionamento e de avaliação total em relação àquelas com menos idade. Observamos, também que, com o aumento da idade, houve tendência para o aumento da apresentação de estímulos sonoros e tendência para diminuição das respostas inadequadas. A presença da mãe na sala acústica permitiu que fossem identificados comportamentos que demonstraram a ansiedade por ter a audição de seu bebê avaliada e da expectativa do melhor desempenho, mesmo sabendo que não havia problemas nesse aspecto. Este achado tem implicações importantes para os esclarecimentos à mãe durante a avaliação, o que é determinante no processo de aceitação e compreensão do diagnóstico e seus desdobramentos na indicação da amplificação e durante a intervenção.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Versolatto-Cavanaugh

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).

Beatriz C. A. C. Novaes

Fonoaudióloga, doutora em Audiology – Columbia University, MBA em Gestão em Saúde pelo IBMEC São Paulo. Professor titular do curso de Fonoaudiologia e do programa de estudos pós graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Maria Angelina N. S. Martinez

Fonoaudióloga, doutora em Psicologia Social pela USP. Professor associado do curso de Fonoaudiologia da PUC-SP.

Beatriz de Castro Andrade Mendes

Fonoaudióloga, doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. Professor assistente doutor do curso de Fonoaudiólogia da PUC-SP.

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