Análise dos critérios de três diferentes instrumentos de avaliação da consciência fonológica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e69539Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Linguagem infantil, Aprendizagem, Avaliação de processos, Processos mentaisResumo
Introdução: A Consciência Fonológica é uma habilidade da linguagem que envolve a percepção e reflexão sobre os sons da língua, ou seja, ouvir, pensar e transformar as palavras, sílabas e fonemas, pensando conscientemente sobre o código linguístico. Assim, entende-se que a relação entre a Consciência Fonológica e a alfabetização é necessária para um bom desempenho no processo de aquisição da leitura e escrita. Objetivo: descrever e comparar o desempenho de crianças em três diferentes instrumentos de avaliação da Consciência Fonológica relacionando-o aos critérios de idade, ano escolar e hipótese de escrita. Além disso, pretende-se observar se, dentre esses, há um ou mais critérios que apresentam significância estatística ao desenvolvimento da Consciência Fonológica. Métodos: A amostra foi composta por 60 crianças, matriculadas no 1º 2º e 3º ano do ensino fundamental de duas escolas da rede pública estadual de Santa Maria – Rio Grande do Sul. Para avaliar as crianças, foram utilizados três instrumentos de avaliação da Consciência Fonológica, além de uma anterior às aplicações dos instrumentos referentes à aprendizagem da leitura, escrita e sistema miofuncional oral, voz, linguagem e audição. Os instrumentos selecionados foram: Perfil de Habilidades Fonológicas, Provas de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura e Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial, que analisam seus resultados por idade, ano escolar e hipótese de escrita, respectivamente. Os dados receberam tratamento estatístico através do Programa Computacional The SAS System for Windows (Statistical Analysis System), versão 9.2. Resultados: foi possível observar que o desempenho das crianças nos três instrumentos apresentou resultados importantes para justificar os critérios de avaliação selecionados. No entanto, apenas o instrumento de Perfil de Habilidades Fonológicas apresentou dados estatisticamente significantes para todas as variáveis de consciência fonológica analisadas. Conclusão: o instrumento que apresentou dados estatisticamente significantes para a relação entre desempenho e os critérios foi o Perfil de Habilidades Fonológicas, sendo a idade cronológica aquele que se relacionou mais fortemente com o desempenho em Consciência Fonológica.
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