Trabalho e saúde: percepções e significados para a Fonoaudiologia

Autores

  • Carlos Gustavo Alves Siqueira
  • Cristiane Monteiro Pedruzzi

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, trabalho, condições de trabalho, saúde do trabalhador

Resumo

Introdução: O mercado de trabalho em saúde, no Brasil, vem caracterizando-se pela desregulamentação das relações de trabalho com o processo de reestruturação produtiva do capital. Objetivos: Verificar os fatores determinantes da situação organizacional do trabalho em Fonoaudiologia nos setores públicos, privados e filantrópicos em Alagoas, de acordo com os significados e as percepções que os Fonoaudiólogos possuem sobre o seu trabalho. Métodos: É um estudo observacional analítico transversal, com amostra de 40 Fonoaudiólogos com vínculo empregatício em serviços de saúde pública, privada e filantrópica em Alagoas. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário envolvendo: natureza da instituição, vínculo empregatício, remuneração, carga horária, ambiente de trabalho, instrumentos de trabalho e percepção dos Fonoaudiólogos em relação a sua saúde. Os dados da pesquisa foram agrupados e analisados com auxílio do programa estatístico SPSS e de processamento de dados para saúde pública Epi Info, versão 6.04d, de autoria da OMS. Resultados e Conclusão: Os Fonoaudiólogos atuantes em Alagoas estão submetidos a condições de trabalho precárias com baixa remuneração, aumento da carga horária, vínculos empregatícios instáveis ficando à margem da proteção dos seus direitos garantidos por lei o que é sugestivo de que existem riscos à saúde desses trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Gustavo Alves Siqueira

Fonoaudiólogo graduado pela Faculdade de Fonoaudiologia de Alagoas – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

Cristiane Monteiro Pedruzzi

Psicóloga Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Fonoaudióloga Graduada pelo Instituto de Educação e Cultura (1994). Professora auxiliar da Faculdade de Fonoaudiologia da UNCISAL.

Downloads

Edição

Seção

Artigos