Uso combinado do implante coclear e aparelho de amplificação sonora individual em crianças

Autores

  • Raquel A. Nobre
  • Maria Cecília Bevilacqua
  • Leandra T. Nascimento

Palavras-chave:

implante coclear, aparelho de amplificação sonora individual, amplificação biaural, percepção de fala

Resumo

Introdução: O Implante coclear (IC) é um recurso de estimulação elétrica que é utilizado unilateralmente, o que gera algumas dificuldades para o paciente. Os usuários de IC que apresentam resíduo auditivo no ouvido não implantado (ouvido contra-lateral ao IC) poderiam ter beneficio da amplificação neste ouvido. Objetivo: Avaliar os benefícios do uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) no ouvido não implantado. Método: Estudo prospectivo no qual 14 crianças com deficiência auditiva neurossensorial bilateral severa, e severa a profunda e profunda, usuárias de IC foram submetidas a nova avaliação audiológica e adaptação do AASI. Após um mês de uso efetivo do AASI com o IC foi realizada avaliação do uso combinado do IC com o AASI e após uma semana de uso apenas do IC, a avaliação só com o IC. Foi aplicado o questionário PEACH aos pais e avaliada nas crianças o reconhecimento de palavras dissílabas no silêncio e na relação S/R + 10 dB com IC e com o IC mais o AASI. Resultados: A análise estatística não mostrou diferença significante entre as condições com IC mais AASI e apenas IC. Conclusão: Não houve diferenças estatísticas entre as condições avaliadas, mas é recomendável uma avaliação individual dos benefícios dos aparelhos de amplificação sonora individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel A. Nobre

Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia Clinica e Educacional pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) – Universidade de São Paulo (USP) – Campus Bauru.

Maria Cecília Bevilacqua

Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) – USP e do Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) – HRAC – USP – Campus Bauru.

Leandra T. Nascimento

Fonoaudióloga do CPA – HRAC – USP – Campus Bauru, Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Edição

Seção

Artigos