Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico por Frequência Específica: estimando os limiares auditivos em adultos ouvintes

Autores

  • Mabel G. Almeida
  • Gabriela R. I. Rodrigues
  • Kely Cordeiro de Carvalho Torres
  • Laysa Nathália Favacho Barbosa
  • Dóris R. Lewis

Palavras-chave:

potenciais evocados auditivos, adultos, audiometria

Resumo

Introdução: O potencial evocado auditivo de tronco encefálico por frequência específica (PEATEFE) permite inferir sobre a sensibilidade auditiva e estimar o limiar auditivo nas diversas frequências do audiograma. Objetivo: descrever os achados do potencial evocado auditivo por freqüência especifica nas freqüências de 0.5, 1, 2 e 4 kHz em adultos ouvintes e comparar os níveis mínimos de resposta (NM) com os limiares tonais. Resultados: Obtiveram-se níveis mínimos médios de resposta de 25, 20, 21 e 20 dBnNA para as frequências de 0.5, 1, 2 e 4 kHz, respectivamente, sendo as diferenças médias entre os NMR (nível mínimo de resposta) e o limiar tonal de 15.0, 1.1, 12.2 e 13.9 dB, respectivamente. Na intensidade de 70 dBnNA foram observadas latências de 9.0, 7.4, 6.6 e 6.2 milissegundos, respectivamente, para 0.5, 1, 2 e 4 kHz. Conclusão: As frequências altas apresentaram NMR mais próximos ao limiar auditivo e latência da onda V mais longa em relação às frequências baixas. Diferenças de até 15 dBnNA podem ser observadas entre o NMR eletrofisiológico e o limiar auditivo tonal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mabel G. Almeida

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP; Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Gabriela R. I. Rodrigues

Fonoaudióloga; Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP; Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Kely Cordeiro de Carvalho Torres

Fonoaudióloga; Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Laysa Nathália Favacho Barbosa

Fonoaudióloga; Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Dóris R. Lewis

Fonoaudióloga. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP. Professora Doutora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP; Professora da Faculdade de Fonoaudiologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos