Correção parental da fala das crianças
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e69728Palavras-chave:
Aquisição da linguagem, Família, Fonoaudiologia, Linguagem InfantilResumo
Introdução: A família é o primeiro ambiente de socialização da criança e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem. Entretanto, muitos responsáveis enfrentam dúvidas sobre como lidar com os erros na fala infantil e quais estratégias de correção utilizar, o que pode impactar no desenvolvimento linguístico e emocional da criança. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar como os familiares lidam com esses erros e quais práticas de correção adotam. Métodos: Estudo qualitativo e transversal. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove responsáveis por crianças em atendimento fonoaudiológico numa Unidade Básica de Saúde de Campinas, enfocando o conhecimento deles sobre o processo de aquisição de linguagem, os erros nas falas dessas crianças e a maneira como lidam com eles. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados: Todos os participantes demonstraram incertezas quanto à melhor forma de corrigir a fala das crianças. Foram identificadas duas estratégias principais de correção: a) correções diretas, nas quais o responsável exige que a criança repita a forma esperada; e b) correções indiretas, quando o interlocutor reformula a fala da criança corretamente, sem exigir repetição. Discussão: Correções diretas e excessivas podem gerar insegurança e levar a criança a se calar, enquanto reformulações indiretas favorecem o desenvolvimento da linguagem de forma natural. Conclusões: As estratégias de correção devem considerar as necessidades individuais de cada criança. Cabe ao fonoaudiólogo orientar os responsáveis sobre as estratégias mais adequadas e eficazes para corrigir a fala da criança.
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