Correção parental da fala das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e69728

Palavras-chave:

Aquisição da linguagem, Família, Fonoaudiologia, Linguagem Infantil

Resumo

Introdução: A família é o primeiro ambiente de socialização da criança e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem. Entretanto, muitos responsáveis enfrentam dúvidas sobre como lidar com os erros na fala infantil e quais estratégias de correção utilizar, o que pode impactar no desenvolvimento linguístico e emocional da criança. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar como os familiares lidam com esses erros e quais práticas de correção adotam. Métodos: Estudo qualitativo e transversal. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove responsáveis por crianças em atendimento fonoaudiológico numa Unidade Básica de Saúde de Campinas, enfocando o conhecimento deles sobre o processo de aquisição de linguagem, os erros nas falas dessas crianças e a maneira como lidam com eles. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Resultados: Todos os participantes demonstraram incertezas quanto à melhor forma de corrigir a fala das crianças. Foram identificadas duas estratégias principais de correção: a) correções diretas, nas quais o responsável exige que a criança repita a forma esperada; e b) correções indiretas, quando o interlocutor reformula a fala da criança corretamente, sem exigir repetição. Discussão: Correções diretas e excessivas podem gerar insegurança e levar a criança a se calar, enquanto reformulações indiretas favorecem o desenvolvimento da linguagem de forma natural. Conclusões: As estratégias de correção devem considerar as necessidades individuais de cada criança. Cabe ao fonoaudiólogo orientar os responsáveis sobre as estratégias mais adequadas e eficazes para corrigir a fala da criança.

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Biografia do Autor

Beatriz Cella, Universidade Estadual de Campinas

Estudante do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp. Desenvolvou projeto de Iniciação Científica financiado pelo SAE, Unicamp.

Irani Rodrigues Maldonade, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga e Linguísta. Mestre e Doutora em Linguística pelo IEL/Unicamp, onde fez Pós-doutorado.  Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia, da Pós graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação e da Residência Multiprofissional em Saúde da Unicamp.

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Publicado

2025-06-26

Edição

Seção

Comunicações