Plano educacional individualizado para escolares surdos oralizados usuários de tecnologia auditiva

material informativo para fonoaudiólogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i3e70012

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Inclusão escolar, Educação inclusiva, Tecnologia assistiva

Resumo

Este estudo metodológico teve como objetivo desenvolver um material informativo sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), voltado à atuação de fonoaudiólogos com estudantes surdos oralizados usuários de tecnologias auditivas. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: uma revisão integrativa da literatura e, em seguida, a elaboração de um eBook. A busca foi realizada nas bases PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, com 92 estudos identificados inicialmente. Após triagem e leitura na íntegra, cinco artigos foram incluídos. Embora não tratassem diretamente do PEI, forneceram subsídios sobre práticas educativas com esse público, evidenciando uma lacuna na literatura, especialmente no que diz respeito ao uso de tecnologias auditivas. Com base nesses achados, elaborou-se um eBook segundo os parâmetros do Material Gráfico Inclusivo em Saúde, abordando avaliação diagnóstica, definição de metas e estratégias educacionais. O material busca suprir uma necessidade prática, oferecendo suporte aos fonoaudiólogos na construção de PEIs e promovendo a equidade educacional de estudantes surdos oralizados no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Julliane de Oliveira Marani, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru

Fonoaudióloga formada pelo Curso de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo.

Regina Tangerino de Sousa Jacob, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru

Departamento de Fonoaudiologia FOB-USP
Pós- Graduação em Fonoaudiologia FOB-USP
Adjunt Faculty – The Hearing Health Lab – UTD
Pesquisadora PQ-2 CNPQ e FAPESP
Grupo de Pesquisa CPA-CNPQ

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Publicado

2025-08-19

Edição

Seção

Artigos