Plano educacional individualizado para escolares surdos oralizados usuários de tecnologia auditiva
material informativo para fonoaudiólogos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i3e70012Palavras-chave:
Deficiência auditiva, Inclusão escolar, Educação inclusiva, Tecnologia assistivaResumo
Este estudo metodológico teve como objetivo desenvolver um material informativo sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), voltado à atuação de fonoaudiólogos com estudantes surdos oralizados usuários de tecnologias auditivas. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: uma revisão integrativa da literatura e, em seguida, a elaboração de um eBook. A busca foi realizada nas bases PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, com 92 estudos identificados inicialmente. Após triagem e leitura na íntegra, cinco artigos foram incluídos. Embora não tratassem diretamente do PEI, forneceram subsídios sobre práticas educativas com esse público, evidenciando uma lacuna na literatura, especialmente no que diz respeito ao uso de tecnologias auditivas. Com base nesses achados, elaborou-se um eBook segundo os parâmetros do Material Gráfico Inclusivo em Saúde, abordando avaliação diagnóstica, definição de metas e estratégias educacionais. O material busca suprir uma necessidade prática, oferecendo suporte aos fonoaudiólogos na construção de PEIs e promovendo a equidade educacional de estudantes surdos oralizados no contexto escolar.
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