Desenvolvimento de habilidades auditivas e linguagem oral ao longo do processo de acompanhamento audiológico de crianças com deficiência auditiva
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i3e70026Palavras-chave:
Auxiliares de Audição, Deficiência auditiva, Perda auditiva, Desenvolvimento da linguagem, FonoaudiologiaResumo
Introdução: O processo de intervenção em bebês com perda auditiva tem como objetivo o desenvolvimento da linguagem oral e suas habilidades auditivas. Os efeitos da falta de audibilidade refletem nas habilidades de linguagem, leitura e escrita. Objetivo: Analisar o desenvolvimento de habilidades auditivas e linguagem oral ao longo do processo de acompanhamento audiológico, adaptação de dispositivos eletrônicos e intervenção de bebês e crianças. Método: O grupo de sujeitos foi composto por dez crianças com deficiência auditiva neurossensorial de grau moderado a profundo, usuários de AASI e/ou IC. Os sujeitos foram divididos pelo critério de audibilidade: G1 – SII 65 dB até 35% e G2 – SII 65 dB >= 54%. Foram realizadas: avaliação audiológica, verificação dos dispositivos e aplicação dos questionários IT- MAIS, MUSS, LittlEars e Categorias de audição e linguagem para avaliar as habilidades auditivas e de linguagem oral. Resultados: Os sujeitos do G1 apresentaram desempenho aquém do esperado em relação ao desenvolvimento das habilidades, reforçando a necessidade do IC. Os sujeitos do G2 demonstraram evolução nas habilidades auditivas, alcançando o teto de pontuação dos instrumentos na última avaliação, bem como demonstraram melhora nas habilidades de linguagem oral. Os limiares audiológicos monitorados ao longo da pesquisa apresentaram mudanças. Conclusão: A validação do processo de diagnóstico audiológico e acompanhamento de bebês e crianças com deficiência auditiva demonstrou a evolução do desenvolvimento a partir da utilização de instrumentos apropriados para os primeiros anos de crianças com perda auditiva que ainda não têm condições, pela idade e desenvolvimento cognitivo, de realizar testes formais de percepção de fala e linguagem.
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