Impactos do ensino remoto emergencial no curso de graduação em Fonoaudiologia
percepções de docentes e discentes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e70431Palavras-chave:
Ensino a Distância, COVID-19, FonoaudiologiaResumo
Introdução: A pandemia de COVID-19 impôs o ensino remoto, afetando a educação superior. Este estudo analisou seus impactos na qualidade de vida e no desempenho acadêmico de discentes e docentes de um curso de Fonoaudiologia em uma instituição pública durante o isolamento social. Método: Estudo retrospectivo, descritivo e de corte transversal, com aplicação de questionários online a 112 discentes e 30 docentes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise temática, os temas identificados foram: desafios tecnológicos, impactos na saúde mental e adaptação ao ensino remoto. Resultados: Antes da pandemia, 67,86% dos discentes e 60% dos docentes já utilizavam tecnologias, com aumento do uso de Google Classroom e Google Meet no isolamento. Quanto à saúde mental, 91,07% dos discentes e 76,67% dos docentes relataram impacto negativo na organização e produtividade, com ansiedade, estresse e cansaço frequentes. No ensino, 70% dos docentes adotaram aulas síncronas, 83,3% aplicaram avaliações, e 86,67% conseguiram oferecer o conteúdo teórico parcial ou integralmente. A frequência discente nas aulas variou entre 75% e 100%. Discussão: Os resultados destacam a necessidade de investimentos em formação tecnológica, suporte emocional e estratégias pedagógicas em casos de isolamento social como o ocorrido na pandemia da COVID-19. A atuação dos monitores e o uso de metodologias ativas foram essenciais para o engajamento estudantil nas aulas. Conclusão: O estudo revelou a importância de políticas educacionais que priorizem interação, engajamento e humanização. A experiência pandêmica pode impulsionar uma educação mais inclusiva e adaptável ao século XXI.
Downloads
Referências
ABRASCO, CEBES, Rede Unida, ABrES, ABRASME, ABRASTT, ABEn, SBV, SBB, CNS, SBMT, SOBRASP, RMMP, ABMMD, SBMFC. Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 [relatório na Internet]. Brasília: ABRASCO; 2020 [acesso em 2025 Fev 24]. Disponível em: https://frentepelavida.org.br/uploads/documentos/PEP-COVID-19_v3_01_12_20.pdf
Silva MA, Mori NNR. Isolamento e informação: memória coletiva e formação de identidade em tempos de coronavírus através das mídias. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito. 2023; 22(2): 223-41. doi: 10.22409/conflu.v22i2.42956.
UNESCO. The impact of the COVID-19 pandemic on education [relatório na Internet]. Paris: UNESCO; 2020 [acesso em 2025 Fev 24]. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED618542.pdf
Ministério da Educação. Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020 [legislação]. Brasília: Diário Oficial da União; 2020 [acesso em 2025 Fev 24]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm
Nascimento FS, Barros LN, Silva MS. Atividades digitais durante a pandemia e suas repercussões para o ensino em saúde no Brasil. Ensino, Saúde e Ambiente. 2022; 15(3): 738–54. doi: 10.22409/resa2022.v15i3.a54143.
Braun V, Clarke V. Conceptual and design thinking for thematic analysis. Qual Psychol. 2022; 9(1): 3–26. doi:10.1037/qup0000196.
Sobreira SG, Fetzner AR, Ribeiro F, Vetromilla C. Distintas possibilidades para o uso da análise temática. Humanidades em Revista. 2024;6(1).
Rosa LS, Mackedanz LF. A análise temática como metodologia na pesquisa qualitativa em educação em ciências. Revista Atos de Pesquisa em Educação. 2021; 16: e8574. doi: 10.7867/1809-0354202116e8574.
Cunha MB, Omachi NA, Ritter OMS, Nascimento JE do, Marques GQ, Lima FO. Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. Educação em Revista 2024; 40. doi: 10.1590/0102-469839442.
Silva CM, Toriyama ATM, Claro HG, Borghi CA, Castro TR, Salvador PICA. COVID-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Rev Gaucha Enferm. 2021; 42(spe): e20200248. doi:10.1590/1983-1447.2021.20200248.
Pizziolo DA, Pacheco CSGR. O uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: desafios, benefícios e tendências futuras. Cadernos Cajuína. 2024; 9(5): e249508. doi: 10.52641/cadcajv9i5.821.
Wang Y. The research on the impact of distance learning on students’ mental health. Education and Information Technologies. 2023 Mar 11:1–13. doi: 10.1007/s10639-023-11693-w.
García G, Navas-Parejo M, De La Cruz Campos J, Rodríguez C. Impact of COVID-19 on university students: an analysis of its influence on psychological and academic factors. Int J Environ Res Public Health. 2022;19(16):10433. doi: 10.3390/ijerph191610433.
Segar PAG, Kosnin ABM. Influencing factors, academic impacts, and effective evidence-based interventions for university and college students’ mental health: a systematic review. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences. 2024; 14(9): 2192–2214. doi: 10.6007/IJARBSS/v14-i9/22707.
Jayman M, Lynam S. Creating mentally healthy universities: lessons from staff experiences of transition through the COVID-19 pandemic. Social Sciences. 2024;13(7): 343. doi: 10.3390/socsci13070343.
Guimarães Áurea A, Mezzomo CL, Ferreira ER, Falcão LJ, Camargo RG. Processo de ensino e aprendizagem no período de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19: estudo com professores. Distúrb Comun. 2024; 36(1): e62672. doi: 0.23925/2176-2724.2024v36i1e62672.
César CPHAR, García AC, Rocha LM, Guedes-Granzotti RB, Silva K. O uso do flipped classroom como estratégia de ensino-aprendizagem no ensino remoto emergencial em Fonoaudiologia. Distúrb Comun. 2021; 33(4): 606-14. doi: 10.23925/2176-2724.2021v33i4p606-614.
Silva CLA, Rolim A. Professores e TDIC: enfrentando os desafios educacionais na pandemia. Ensino, Educação e Ciências Humanas. 2024; 25(3): 605–12. doi: 10.17921/2447-8733.2024v25n3p605-612.
Santos CAS, Beviláqua DNC, Silva GSA, Carvalho IE, Laet LEF, Rocha LPB, Silva MVM. Ambientes virtuais de aprendizagem: plataformas digitais que facilitam o ensino a distância. Revista Foco. 2024; 17(1): 01-16. doi: 10.54751/revistafoco.v17n1-068.
Santos SMAV, Gom MDT, Souza AP, Clemente GOR, Vieira HN, Lima NS. O papel do professor nas metodologias ativas: desafios e transformações no processo de ensino-aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2024;10(12). doi: 10.51891/rease.v10i12.17511.
Selwyn N. Education and technology: key issues and debates. London e New York: Bloomsbury Academic; 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Manca Dal'Ava, Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.