Impactos do ensino remoto emergencial no curso de graduação em Fonoaudiologia

percepções de docentes e discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e70431

Palavras-chave:

Ensino a Distância, COVID-19, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: A pandemia de COVID-19 impôs o ensino remoto, afetando a educação superior. Este estudo analisou seus impactos na qualidade de vida e no desempenho acadêmico de discentes e docentes de um curso de Fonoaudiologia em uma instituição pública durante o isolamento social. Método: Estudo retrospectivo, descritivo e de corte transversal, com aplicação de questionários online a 112 discentes e 30 docentes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise temática, os temas identificados foram: desafios tecnológicos, impactos na saúde mental e adaptação ao ensino remoto. Resultados: Antes da pandemia, 67,86% dos discentes e 60% dos docentes já utilizavam tecnologias, com aumento do uso de Google Classroom e Google Meet no isolamento. Quanto à saúde mental, 91,07% dos discentes e 76,67% dos docentes relataram impacto negativo na organização e produtividade, com ansiedade, estresse e cansaço frequentes. No ensino, 70% dos docentes adotaram aulas síncronas, 83,3% aplicaram avaliações, e 86,67% conseguiram oferecer o conteúdo teórico parcial ou integralmente. A frequência discente nas aulas variou entre 75% e 100%. Discussão: Os resultados destacam a necessidade de investimentos em formação tecnológica, suporte emocional e estratégias pedagógicas em casos de isolamento social como o ocorrido na pandemia da COVID-19. A atuação dos monitores e o uso de metodologias ativas foram essenciais para o engajamento estudantil nas aulas. Conclusão: O estudo revelou a importância de políticas educacionais que priorizem interação, engajamento e humanização. A experiência pandêmica pode impulsionar uma educação mais inclusiva e adaptável ao século XXI.

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Biografia do Autor

Lucas Manca Dal'Ava, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (conceito CAPES 7) da Universidade Estadual de Campinas, com bolsa CAPES. Bacharel em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas e em Fonoaudiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da mesma universidade. Mestre em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem da mesma universidade (conceito CAPES 7). Durante as graduações, foi bolsista intercambista, orientado pelo professor Dr. Wilmar D'Angelis, no programa CAPES/AULP em colaboração com Cabo Verde, onde desenvolveu estudos sobre línguas indígenas. Foi bolsista de iniciação científica, fomentado pelo SAE/UNICAMP, na área de estudos da prosódia da fala, orientado pelo professor Dr. Plínio Almeida Barbosa na Universidade Estadual de Campinas. Tem como áreas de interesse Linguagem, Fonética e Fonologia. Faz parte do Grupo de Estudos de Prosódia da Fala, coordenado pelo professor Dr. Plínio Almeida Barbosa, e realizou período sanduíche durante o doutorado na Universidade do Sul da Dinamarca, financiado pelo programa CAPES/PrInt, supervisionado pelo professor Dr. Coen Elemans, no grupo "Sound, Communication and Behaviour", onde aprimorou conhecimentos em bioacústica e desenvolveu projetos para analisar e comparar audição e vocalização entre diferentes espécies de animais vertebrados. Possui trabalhos em desenvolvimento nas áreas de fonética e fonologia, aquisição da linguagem e bioacústica.

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Campinas

Professora Associada MS5.1 do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado em Special Education - University of Southern California (1984) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Membro da comissão de ensino e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Fonoaudiologia. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, audição, aquisição de linguagem e crianças, triagem auditiva, desenvolvimento infantil, monitoramento do desenvolvimento da audição e da linguagem.

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Publicado

2025-06-26

Edição

Seção

Artigos