Interações familiares de crianças com Síndrome de Down

uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e70645

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Interação Social, Família, Desenvolvimento Infantil, Desenvolvimento da Linguagem

Resumo

Objetivo: Analisar como é caracterizada e estudada a interação familiar de crianças com SD por meio da revisão de escopo. Método: Foi utilizada a estratégia PCC, onde (P) seria ”crianças com Síndrome de Down e suas famílias”, (C) são as ”interações familiares” e (C) são ”pesquisas acadêmicas sobre essas interações em contextos, como o ambiente domiciliar”. As buscas foram realizadas nas bases de dados Lilacs e PubMed. Inclui-se artigos do tipo relatos de casos, observacionais ou experimentais, sendo que a faixa etária das crianças participantes deveria ser de 0 a 5:11 anos. Selecionou-se artigos em inglês e português, publicados nos últimos 10 anos. Resultados: 14 artigos foram incluídos nesta revisão. A maioria destes eram de caráter transversal observacional, com os autores realizando a análise com procedimentos padronizados e preparando atividades semi estruturadas para a interação. A figura materna esteve presente em todos os estudos. Majoritariamente, os autores compararam o grupo de crianças com SD com grupos de crianças com desenvolvimento típico. Conclusão: A família desempenha um papel fundamental como facilitadora no processo de desenvolvimento linguístico e social de crianças portadoras de SD, sendo que as interações familiares são influenciadas não apenas pelas características próprias da criança, mas também pelo ambiente em que ela está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Zuanetti, Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Atualmente é fonoaudióloga contratada do HCRP - USP (área de linguagem infantil e audiologia educacional) e doutoranda do programa de pós-graduação de psicobiologia da FFCLRP - USP.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Síndrome de Down [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2006 [citado 2025 maio 8]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sindrome_down.pdf

Powell-Hamilton N. Síndrome de Down (Trissomia 21). In: Manual MSD. 2023.

Biblioteca Virtual de Saúde. “Não deixe ninguém para trás”: Dia Internacional da Síndrome de Down 2019. Ministério da Saúde; 2019.

Opitz JM, Gilbert-Barness EF. Reflections on the pathogenesis of Down syndrome. Am J Med Genet. 1990; 7(Suppl): -51. doi: 10.1002/ajmg.1320370707. PMID: 2149972

Potier MC, Reeves RH. Editorial: Intellectual Disabilities in Down Syndrome from Birth and Throughout Life: Assessment and Treatment. Front Behav Neurosci. 2016. DOI: 10.3389/fnbeh.2016.00120. PMID: 27378871

Silverman W. Down syndrome: cognitive phenotype. Ment Retard Dev Disabil Res Rev. 2007;13(3): 228-36. DOI: 10.1002/mrdd.20156. PMID: 17910084

Martin GE, Klusek J, Estigarribia B, Roberts JE. Language Characteristics of Individuals with Down Syndrome. Top Lang Disord. 2009 Apr; 29(2): 112-32. DOI: 10.1097/tld.0b013e3181a71fe1. PMID: 20428477

Mayer MG, Almeida MA, Lopes-Herrera SA. Síndrome de Down versus alteração de linguagem: interação comunicativa entre pais e filhos. Rev Bras Educ Esp. 2013; 19(3): 343-62. DOI: 10.1590/S1413-65382013000300004

Moreira LM, El-Hani CN, Gusmão FA. A síndrome de Down e sua patogêneses: considerações sobre o determinismo genético. Rev Bras Psiquiatr. 2000; 22(2): 96-9. DOI: 10.1590/S1516-44462000000200011

Benveniste É. Problemas de linguística geral I. São Paulo: Pontes; 1976. p. 84-5.

Anhão PP, Pfeifer LI, Santos JL. Interação social: crianças com síndrome de Down na educação infantil. Rev Bras Educ Esp. 2010;16: 31-46. DOI: 10.1590/S1413-65382010000100004

Bowlby J. Formação e rompimento dos laços afetivos. São Paulo: Martins Fontes; 1997.

Voivodic M, Storer M. O desenvolvimento cognitivo das crianças com síndrome de Down à luz das relações familiares. Psicol Teor Prát. 2002; 4(2): 31-40.

Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiol Serv Saude. 2022; 31(2): e2022107. DOI: 10.1590/S1679-49742022000200027.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E, Stillwell SB, Williamson KM. Evidence-based practice: step by step: the seven steps of evidence-based practice. Am J Nurs. 2010;110(1): 51-3. DOI: 10.1097/01.NAJ.0000366056. 06605.d2. PMID: 20032669

Sterling A, Warren SF. Maternal responsivity in mothers of young children with Down syndrome. Dev Neurorehabil. 2014; 17(5): 306-17. DOI: 10.3109/17518423.2013.772671. PMID: 23869952

Thiemann-Bourque KS, Warren SF, Brady N, Gilkerson J, Richards JA. Vocal interaction between children with Down syndrome and their parents. Am J Speech Lang Pathol. 2014; 23(3): 474-85. DOI: 10.1044/2014_AJSLP-12-0010

Cárdenas K, Rodríguez C, Palacios P. First symbols in a girl with Down syndrome: a longitudinal study from 12 to 18 months. Infant Behav Dev. 2014; 37(3): 416-27. DOI: 10.1016/j.infbeh.2014.06.003. PMID: 24956501

Mitchell DB, Hauser-Cram P, Crossman MK. Relationship dimensions of the ‘Down syndrome advantage’. J Intellect Disabil Res. 2015; 59(6): 506-18. DOI:10.1111/jir.12153.

Singh SJ, Iacono T, Gray KM. Interactions of pre-symbolic children with developmental disabilities with their mothers and siblings. Int J Lang Commun Disord. 2015; 50(2): 202-14. DOI: 10.1111/1460-6984.12128. PMID: 25585674

Mastrogiuseppe M, Klar K, Häsner P, Blandin R, Fleischer M. Gestural communication in children with autism spectrum disorders during mother-child interaction. Autism. 2015; 19(4): 469-81. DOI: 10.1177/1362361314528390. PMID: 24699229

Sterling A, Warren SF. Parenting of children with Down syndrome compared to Fragile X syndrome. Dev Neurorehabil. 2016; 21(1): 64-7. DOI: 10.1080/17518423.2016.1259274. PMID: 27924668

Seager E, Richards J, Dale P. Maternal interaction style and joint attention in infants with Down syndrome. Res Dev Disabil. 2018; 83: 194-205. DOI: 10.1016/j.ridd.2018.08.011. PMID: 30248582

Lorang E, Sterling A, Schroeder B. Maternal responsiveness to gestures in children with Down syndrome. Am J Speech Lang Pathol. 2018; 27(3): 1018-29. DOI: 10.1044/2018_AJSLP-17-0138. PMID: 29971356

Lorang E, Hartley S, Sterling A. Physiological arousal and behavior in interactions with children with Down syndrome. J Intellect Disabil Res. 2020; 64(6): 426-33. DOI: 10.1111/jir.12714. PMID: 31971300

Barton-Hulsey A, Sterling A, Schroeder B. Maternal input and language comprehension in book reading for children with Down syndrome. Am J Speech Lang Pathol. 2020; 29(3): 1475-88. DOI: 10.1044/2020_AJSLP-19-00156. PMID: 32463706

Lorang E, Venker CE, Sterling A. Investigation of telegraphic input for children with Down syndrome. J Child Lang. 2020; 47(1): 225-49. DOI: 10.1017/S0305000919000503. PMID: 31587679

Lorang EK, Sterling A. Parent commands and child compliance in children with Down syndrome. Am J Speech Lang Pathol. 2021; 30(3): 1203-9. DOI: 10.1044/2021_AJSLP-20-00251. PMID: 33979208

Hilbert E, Lorang E, Sterling A. Maternal talk: Contextualized versus decontextualized in early interactions with Down syndrome children. Am J Speech Lang Pathol. 2021; 30(4): 1767-80. DOI: 10.1044/2021_AJSLP-20-00190. PMID: 34153191

Cielinski KL, Vaughn BE, Seifer R, Contreras J. Sustained engagement and mother-child interaction: Down syndrome toddlers. Infant Behav Dev. 1995;18(2):163-76. DOI: 10.1016/0163-6383(95)90046-2

Hodapp RM, Ly TM, Fidler DJ, Ricci LA. Parenting stress and rewards: Children with Down syndrome. Am J Ment Retard. 2001; 106(5): 389–99.

Blacher J, McIntyre LL. Syndrome specificity and behavioral disorders in young adults with intellectual disability. J Intellect Disabil Res. 2006;50(3):184-98. DOI: 10.1111/j.1365-2788.2005.00768.x. PMID: 16430730

Walz NC, Benson BA. Behavioral phenotypes: Down syndrome, Prader-Willi, Angelman syndromes. J Dev Phys Disabil. 2002; 14(3): 307-21. DOI: 10.1016/j.psychres.2011.03.015. PMID: 21507490

Jess M, Flynn S, Bailey T, Hastings RP, Totsika V. Replicating the Down syndrome advantage: Maternal well-being. J Intellect Disabil Res. 2021; 65(3): 262-71.

Stoneman Z. Examining the Down syndrome advantage: Mothers and fathers. J Intellect Disabil Res. 2007; 51(2): 1006-17. DOI: 10.1111/j.1365-2788.2007.01012.x

Eisenhower AS, Baker BL, Blacher J. Preschool intellectual disability: Behavior problems, maternal well-being. J Intellect Disabil Res. 2005; 49(Pt 9): 657-71. DOI: 10.1111/j.1365-2788.2005.00699.x. PMID: 16108983

Cho J, Holditch-Davis D, Belyea M. Gender, ethnicity, and mother-child interactions in premature infants. J Pediatr Nurs. 2004; 19(3): 163-75. DOI: 10.1016/j.pedn.2004.01.005. PMID: 15185245

Ribas AFP, Moura MLS. Responsividade materna: Aspectos biológicos e culturais. Psicol Reflex Crit. 2007; 20(3): 368-75. DOI: 10.1590/S0102-79722007000300004

Hekavei T, Oliveira JP. Evoluções motoras e linguísticas de bebês com atraso de desenvolvimento na perspectiva de mães. Rev Bras Educ Esp. 2009; 15(1): 31-44. DOI: 10.1590/S1413-65382009000100004

Petean EBL, Suguihura ALM. Ter um irmão especial: convivendo com a Síndrome de Down. Rev Bras Educ Esp. 2005; 11(3): 445-60. DOI: 10.1590/S1413-65382005000300009

Porto-Cunha E, Limongi SC. Communication modes in children with Down syndrome. Pro Fono. 2008; 20(4): -8. DOI: 10.1590/S0104-56872008000400007. PMID: 19142467

Franco F, Wishart JG. Pointing and gestures: Young children with Down syndrome. Am J Ment Retard. 1995;100(2): 160-82.

Flabiano-Almeida FC, Limongi SC. Gestures in language development: Down syndrome. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010; 15(3): 458-64. DOI: 10.1590/S1516-80342010000300023

Publicado

2025-06-26

Edição

Seção

Artigos