Modos de interação linguística da díade mãe-criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) usuária de CSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i3e71019

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Relações Mãe-Filho, Linguagem Infantil, Comunicação Não-Verbal, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: As principais características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) constituem déficits na comunicação, interação social, padrões de comportamentos, atividades e interesses restritivos e repetitivos. Crianças com TEA, oralidade restrita, podem se beneficiar da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) para favorecer a linguagem, sendo as mães, principais parceiras de comunicação. Interessa estudar, os aspectos que favorecem ou não a linguagem destas crianças. Objetivo: Analisar os modos enunciativos das díades mães-crianças com TEA, oralidade restrita e usuárias de CSA. Material e Método: Clínico, descritivo e transversal aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob n. 47884421.10000.540, três mães e suas crianças com TEA, oralidade restrita e usuárias de CSA. Solicitados dois vídeos de interação livre da díade mãe/criança e transcritos pelo software Elan e à análise estatística. Estabelecidas categorias de análise. Resultados: Existe diferença estatisticamente significante entre os modos enunciativos das díades quanto ao número de ocorrências para as mães e para as crianças. Modos enunciativos de maior frequência das mães foram “ser flexível”, mudando e/ou adaptando a forma e o conteúdo dirigido às crianças e “presumir competência”, através da atribuição de significado, utilizando a fala, as quais geraram maiores frequências de respostas das crianças. Conclusão: Modos enunciativos mais utilizados pelas mães estudadas corresponderam também aos modos que promoveram mais respostas das crianças, favorecendo linguagem, importante subsídio para o atendimento terapêutico. Os achados aproximam as mães do esperado para bons parceiros de comunicação, que corrobora a hipótese do acompanhamento fonoaudiológico ter contribuído para conscientizar as mães.

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Publicado

2025-09-22

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Artigos