À espera do aparelho de amplificação sonora individual
a experiência do grupo CONVIVER sob o olhar de uma residente fonoaudióloga
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i3e71040Palavras-chave:
Perda da Audição, Aparelho Auditivo, Educação para a Saúde, Equipe MultiprofissionalResumo
Introdução: A perda auditiva é a segunda deficiência mais comum mundialmente, sendo mais frequentemente associada a presbiacusia, processo natural de envelhecimento. Atualmente existem intervenções que podem proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas com esta condição, uma delas é a realização de grupos multiprofissionais de Educação em Saúde. Relato de Experiência:
O objetivo do trabalho é relatar a experiência vivenciada por uma residente de fonoaudiologia na idealização, no planejamento e na condução do grupo CONVIVER, criado para Pessoas com Deficiência Auditiva que aguardam dispensação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual, desenvolvido no Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, localizado em Macaíba/RN. Discussão: Os grupos multiprofissionais nos serviços de saúde são uma ferramenta potente de cuidado e empoderamento. Por isso, a condução foi pautada no Cuidado Centrado na Família, abordagem de promoção de autonomia do sujeito sobre seu próprio processo de saúde, aliado à prática da Educação em Saúde. Nesse contexto, a fonoaudiologia configurou-se como um personagem capaz de conduzir o cuidado em saúde no contexto social, coletivo, educativo e preventivo. Considerações finais: A experiência da residente foi singular para a compreensão do grupo como propulsor de saúde mental do sujeito com perda auditiva e, outrossim, uma ferramenta efetiva no processo de reabilitação da audição e no empoderamento do usuário. Dessa forma, podendo ser um modelo replicado em outros serviços de saúde, visando a multiplicação de saberes.
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