Comparação do desempenho em compreensão em diferentes condições de apresentação do texto
Palavras-chave:
leitura, compreensão, estudo comparativoResumo
A compreensão leitora é uma habilidade complexa que envolve diversos processos desde a decodificação de palavras e a memória até o conhecimento do mundo. A falta de compreensão em leitura pode gerar dificuldades na aprendizagem de vários conteúdos específicos. Isso justifica este estudo que visa investigar qual é condição de apresentação do texto possibilita a melhor compreensão. Objetivos: Comparar o desempenho na compreensão leitora em três condições de apresentação do texto em crianças de 3ª série/4º ano sem dificuldades de leitura (GB) e com dificuldades de leitura (GM). Material e Método: Participaram desta pesquisa 51 crianças com oito anos a dez anos e dois meses de idade, estudantes de uma escola pública de São Paulo. Pesquisou-se a compreensão leitora em diferentes condições de apresentação do texto. A ordem de apresentação e a condição de leitura dos textos foram aleatórias para evitar qualquer influência de dificuldade dos textos e/ou de condição de apresentação. Posteriormente, foram realizadas as análises para dois grupos: sem dificuldades de leitura (GB) e com dificuldades de leitura (GM). Resultados: O tipo de texto influenciou no desempenho em compreensão para todos os participantes. Ao comparar os dois grupos o (GB) apresentou melhor desempenho independente da condição de apresentação do texto. Conclusão: A condição de apresentação do texto não determinou uma melhor compreensão do mesmo, porém os bons leitores apresentaram um desempenho superior. Foi possível caracterizar os processos que permitem a comparação do desempenho em compreensão de textos, possibilitando uma melhor atuação na prevenção, diagnóstico e intervenção das dificuldades de leitura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Mariana de M. M. Martin, Ana Luiza Navas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.