Caracterização da população assistida por um serviço de Fonoaudiologia em uma Unidade de Saúde

Autores

  • Marcus V. S. Peixoto
  • Carlos G. A. Siqueira
  • Amanda F. Silva
  • Cristiane M. Pedruzzi
  • Almira A. Santos

Palavras-chave:

fonoaudiologia, saúde pública, perfil de saúde, condições sociais, serviços de saúde

Resumo

Objetivo: Caracterizar a população assistida por um serviço de Fonoaudiologia no município de Maceió conforme os achados fonoaudiológicos, os aspectos socioeconômicos e demográficos. Metodologia: O estudo, de tipo retrospectivo transversal descritivo, foi composto por uma amostra censitária de 118 protocolos de triagem fonoaudiológica, realizada em uma unidade de saúde. Resultados: Verificou-se que 34,15% da população acima dos 15 anos de idade é formada por analfabetos e escolares com nível fundamental incompleto. Foi detectado que 55,46% da população é do sexo masculino e 37,82% estão na faixa etária de 0 a 6 anos. A renda mensal familiar para 34,82% é de 0 a 1 salário-mínimo. Em 86% da população encontrou-se algum problema fonoaudiológico, sendo 50,42% na área de linguagem. Conclusão: A população estudada é predominantemente do sexo masculino, faixa etária de 0 a 6 anos e possui indicadores socioeconômicos desfavoráveis, especialmente no tocante à educação e renda. Foi encontrado um grande número de problemas fonoaudiológicos, sendo a maioria na área de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus V. S. Peixoto

Fonoaudiólogo, residência em audiologia clínica pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Especialista em Gestão em Saúde Pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/UAB. Mestrando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia – ISC/UFBA. Prof. Substituto de Audiologia Clínica do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia.

Carlos G. A. Siqueira

Fonoaudiólogo, Especializando em Audiologia Clínica e Ocupacional pela FEAD – MG.

Amanda F. Silva

Fonoaudióloga, pós-graduação em Distúrbios Psiquiátricos da Infância pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Substituta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe.

Cristiane M. Pedruzzi

Fonoaudióloga, Psicóloga, Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo. Professora auxiliar da Faculdade de Fonoaudiologia da UNCISAL.

Almira A. Santos

Odontóloga, Doutora em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho em 1990. Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da UNCISAL.

Downloads

Edição

Seção

Artigos