Práticas de letramento, desempenho textual e a avaliação do professor

Autores

  • Vanessa Deuschle-Araújo
  • Ana Paula R. de Souza

Palavras-chave:

texto, leitura, escrita, dificuldade de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem

Resumo

Os objetivos deste artigo são identificar os critérios que dois professores de português utilizam para supor a existência de um distúrbio de escrita em sujeitos do terceiro ciclo escolar; verificar se tais critérios incluem ou não aspectos como as práticas de letramento familiar e escolar e relacionar tal olhar com o desempenho dos sujeitos em aspectos textuais como a progressão, coesão e aceitabilidade. Coletaram-se textos de 38 sujeitos, 19 com e 19 sem queixa de dificuldade na escrita, e realizaram-se entrevistas com os mesmos, seus familiares e professores sobre práticas de letramento em casa e na escola. Os resultados sugerem a necessidade de o professor repensar a avaliação e a intervenção textual na escola, já que se tratam mais de práticas insuficientes de letramento familiar e escolar do que distúrbios de linguagem, nos casos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Deuschle-Araújo

Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco de Assis – RS e da Clínica do Saber, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – RS

Ana Paula R. de Souza

Fonoaudióloga, Professor-Doutor do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria – RS, Doutora em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do RS.

Downloads

Edição

Seção

Artigos