Práticas de letramento, desempenho textual e a avaliação do professor
Palavras-chave:
texto, leitura, escrita, dificuldade de aprendizagem, distúrbios de aprendizagemResumo
Os objetivos deste artigo são identificar os critérios que dois professores de português utilizam para supor a existência de um distúrbio de escrita em sujeitos do terceiro ciclo escolar; verificar se tais critérios incluem ou não aspectos como as práticas de letramento familiar e escolar e relacionar tal olhar com o desempenho dos sujeitos em aspectos textuais como a progressão, coesão e aceitabilidade. Coletaram-se textos de 38 sujeitos, 19 com e 19 sem queixa de dificuldade na escrita, e realizaram-se entrevistas com os mesmos, seus familiares e professores sobre práticas de letramento em casa e na escola. Os resultados sugerem a necessidade de o professor repensar a avaliação e a intervenção textual na escola, já que se tratam mais de práticas insuficientes de letramento familiar e escolar do que distúrbios de linguagem, nos casos analisados.Downloads
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Copyright (c) 2011 Vanessa Deuschle-Araújo, Ana Paula R. de Souza

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