Descritores e suas interrelações: Fonoaudiologia e Educação Especial

Autores

  • Suzelei Faria Bello
  • Luciana Pizzani
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Palavras-chave:

fonoaudiologia, educação especial, descritores, vocabulário controlado, comunicação e divulgação científica

Resumo

Objetivo: Verificar o uso de descritores padronizados na produção científica, que resulta da interface entre a Fonoaudiologia e Educação Especial. Métodos: As etapas metodológicas seguidas neste artigo foram: a) revisão da literatura sobre descritores na Educação Especial e na Fonoaudiologia; b) identificação e análise dos descritores estabelecidos em 74 teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, no período de 1984 a 2005; c) verificação da correlação dos descritores encontrados nos trabalhos acadêmicos com os estabelecidos pelos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Resultados: Nos 74 trabalhos que apresentaram a intersecção entre a Fonoaudiologia e a Educação Especial foram recuperadas 15 palavras-chave, sendo que oito (46,66%) não estavam em consonância com o DeCS. Conclusão: Essa constatação demonstra que os autores não recorreram a nenhum vocabulário controlado para a atribuição das palavras-chave, revelando desconhecimento da importância da utilização de descritores que estejam indexados em bases de dados confiáveis, a fim de maximizar os trabalhos para que se tornem visíveis à comunidade científica.

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Biografia do Autor

Suzelei Faria Bello

Fonoaudióloga, especialista em Psicopedagogia, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Luciana Pizzani

Bibliotecária da Unesp - Campus Botucatu/Rubião Junior, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal de São Carlos

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Artigos