Descritores e suas interrelações: Fonoaudiologia e Educação Especial
Palavras-chave:
fonoaudiologia, educação especial, descritores, vocabulário controlado, comunicação e divulgação científicaResumo
Objetivo: Verificar o uso de descritores padronizados na produção científica, que resulta da interface entre a Fonoaudiologia e Educação Especial. Métodos: As etapas metodológicas seguidas neste artigo foram: a) revisão da literatura sobre descritores na Educação Especial e na Fonoaudiologia; b) identificação e análise dos descritores estabelecidos em 74 teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, no período de 1984 a 2005; c) verificação da correlação dos descritores encontrados nos trabalhos acadêmicos com os estabelecidos pelos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Resultados: Nos 74 trabalhos que apresentaram a intersecção entre a Fonoaudiologia e a Educação Especial foram recuperadas 15 palavras-chave, sendo que oito (46,66%) não estavam em consonância com o DeCS. Conclusão: Essa constatação demonstra que os autores não recorreram a nenhum vocabulário controlado para a atribuição das palavras-chave, revelando desconhecimento da importância da utilização de descritores que estejam indexados em bases de dados confiáveis, a fim de maximizar os trabalhos para que se tornem visíveis à comunidade científica.Downloads
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