Promoção de saúde: proposta de uma ação coletiva no processo educativo da mulher na gestação

Autores

  • Gessyka G. Marcandal
  • Ana Paula Ferreira
  • Denise Mazer
  • Maria Ap. M. P. Machado

Palavras-chave:

saúde da família, educação em saúde, gestante, fonoaudiologia

Resumo

A vivência da gestação e parto sempre foi de domínio exclusivo das mulheres que tinham ou não como auxiliares as parteiras ou pessoas mais experientes da família. Com o passar do tempo, porém a mulher assumiu uma posição passiva nesses momentos (do parto e gestação) por conta das rotinas hospitalares e intervenções médicas, conforme o modelo hegemônico. Com isso, a mulher perdeu o potencial funcional de seu corpo para viver o puerpério. Nas atividades educativas a serem realizadas, em grupo ou individualmente, é essencial abordar o assunto com uma linguagem clara e compreensível a fim de promover orientações gerais sobre as alterações fisiológicas e emocionais; os cuidados na gestação e com o recém-nascido; amamentação e planejamento familiar, assim como envolver o pai, respeitando a cultura e o saber popular para facilitar a participação ativa no parto. O objetivo deste artigo é descrever a metodologia aplicada no trabalho com um grupo de gestantes como um processo educativo e de promoção da saúde, no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A metodologia proposta procura trazer uma efetiva participação da gestante; a combinação entre as escolhas individuais e as decisões da equipe, assegurando maior eficácia e eficiência ao trabalho em saúde e, ao mesmo tempo, investir na construção da autonomia das mulheres. A intervenção educativa realizada com base em uma nova concepção de educação em saúde, demonstrou ser eficiente para a abordagem dos assuntos propostos pelo grupo. Embora tenha se iniciado reproduzindo o modelo tradicional, o grupo redesenhou-se e tornou-se ativo em seu processo de educação.

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Biografia do Autor

Gessyka G. Marcandal

Fonoaudióloga, aluna do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, São Carlos-SP, Brasil.

Ana Paula Ferreira

Terapeuta Ocupacional, aluna do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, São Carlos-SP, Brasil.

Denise Mazer

Fisioterapeuta, aluna do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal de São Carlos--UFSCar, São Carlos-SP, Brasil.

Maria Ap. M. P. Machado

Fonoaudióloga; Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo; Doutora em Saúde Pública.

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